Gestão
Doações Recorrentes, são possíveis?
Todo mês as pessoas se comprometem com seus compromissos financeiros, como conta de luz, água e etc. Algumas delas, e são muitas, têm como prática ajudar o próximo. Empresas como AACD (Teleton) e outras grandes intituições não governamentais (ONG’s) sobrevivem e mantém esses institutos através de doações.
Doações de entidades como por exemplo grandes empresas, mas também boa parte dessas doações vêem de pessoas físicas, que contribuem mensalmente com um valor pequeno. Ser doador não custa muito do ponto de vista financeiro. Algumas instiuições divulgam contas correntes na TV, em Jornais e etc. Já as grandes ONG’s são orientadas a enviar boletos mensalmente a seus doadores, no caso da AACD por exemplo, eles desenvolveram um método próprio para receber essas doações.
O ponto desse post é, porque não automatizar as doações também? Criando um sistema de assinatura online de doações, pode-se beneficiar toda cadeia:
Doadores – que não precisaram mais se preocupar com o método de pagamento. Evitando assim perder boletos ou esquecer de depositar mensalmente o valor. E continuar contribuindo sem dor de cabeça, democraticamente.
ONG – terão enfim um modelo de assinaturas que permitirá grande gestão dos doadores. E também fazer com que seja uma Doação Recorrente, não precisando nesse sentido fazer um contato com seus doadores todo mês para garantir a manutenção dos recebimentos. E ainda agradecer de forma inteligente todos contribuintes, com emailmkt e outros meios. Podem acreditar, que ao receber a fatura do cartão de crédito e olhar na descrição: “Doação Instituto X”, os doadores terão uma ótima experiência de contribuição. É uma forma de fazer com que as pessoas ajudem aquelas ONG’s nas quais acreditam.
Beneficiados – o maior beneficiário de toda essa cadeia, é nesse caso exemplificado pelo “carente”. Afinal é muito comum ONG’s não conseguirem manter projetos e encerram suas atividades por não conseguirem recursos suficientes. Seja ela uma criança carente, crianças especiais e projetos sociais, todos têm problemas que convergem diretamente às verbas e receitas destinadas à caridade.
As pessoas normalmente costumam automaticamente discriminar doações. O que é uma coisa muito ruim para a comunidade em si. Quantas crianças, idosos, e pessoas que necessitam de cuidados especiais precisam de doações para continuarem vivos.
O Modelo de Assinatura de Doações ou melhor dizendo: Doações Recorrentes, é sim um caminho muito saudável de cooperar. Nos EUA, por exemplo sites como o Causes.com são plataformas para engajar diversos movimentos sociais no mundo, mas também oferecem uma espécie de doação automática (chamada de Recurring Donation). Lá a idéia é madura quanto a doações recorrentes.
Outra grande vantagem é o fato de poder personalizar a cobrança em períodos: mensais, trimestrais e anuais.
Basta acreditar, para mudar. As empresas, pessoas e países têm que aprender que para o mundo melhorar, parte indispensável desse processo vem da caridade. Seja ela qual for. Num mundo tão automatizado como o atual, não automatizar as doações em grande escala será um erro. Já no presente.
Obrigado pela leitura.
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Qual meio de pagamento que sua empresa quer vender?
Por qual meio de pagamento online a sua empresa vende?
Por qual meio de pagamento você quer vender? Nesse vídeo, o Rodrigo Dantas explica quais são as vantagens de escolher a Vindi como seu gateway de pagamento.
[Ceo X 03] é um programa onde Rodrigo Dantas, CEO da Vindi, traz drops com informações relevantes para sua semana. Assine nosso canal e fique por dentro dos próximos. E, caso tenha alguma dúvida, comentário ou critica, é só deixar abaixo que responderemos nos próximos vídeos.
Fique ligado também em pagamento instantâneo.
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Vindi lança ferramenta de Controle de Assinaturas para o Mercado
A Vindi, fintech brasileira, lançou na semana passada o serviço de Assinaturas e Cobrança Recorrente para o Mercado. A matéria publicada no Startupi abre as portas para um novo serviço de controle de mensalidades, assinantes, conciliação de cartões e cobranças recorrente no Brasil.
Em desenvolvimento desde Junho, a ferramenta foi criada e testada pelos próprios clientes, que sugeriram mudanças e melhorias para melhor atender os próprios lojistas em soluções de pagamento. A Vindi é uma das fintechs da nova geração.
Saiba mais sobre a Vindi aqui.
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Pagar Mensalidade de Estacionamento com Cartão de Crédito
Um dos princípios básicos da cobrança recorrente é cobrar assinantes, mensalistas e associados que têm o compromisso de pagar mensalmente um valor em troca de um produto ou serviço. Entendemos que os estacionamentos mensais ainda não aderiram ao cartão de crédito como forma de pagamento porque não encontraram ainda uma forma de pagamento ou um software que faça essa gestão online das mensalidades.
Por exemplo: quantos estacionamentos existem no Brasil? Quantos carros existem no Brasil? E outra pergunta muito importante: quantas pessoas pagam mensalmente estacionamento? A Assoc. Brasileira de Estacionamentos (ABRAPAK) não nos respondeu ainda sobre essas perguntas – vamos alterar quando nos responderem. Mas podemos concluir que são muitos. E se concentram nas capitais. São perguntas para começarmos a dimensionar o tamanho da oportunidade dos empresários e donos de estacionamentos.
Vamos citar 2 exemplos distintos de como os estacionamentos podem cobrar dos mensalistas: Via Boleto, Via cartão de Crédito. Vamos descartar dinheiro nos exemplos, pois o principal ponto desse post é falar sobre um sistema eficaz de cobranças recorrentes. Para dar uma idéia de quais são as diferenças básicas de administração e até para analisar quais os impactos financeiros de se contratar um serviço de SAAS (Software como Serviço) para gerenciar mensalistas.
Boleto
O tráfego de boletos entre estacionamento e mensalista é bem grande: 12 boletos ao ano por mensalista, se tomarmos o exemplo anual. Um estacionamento de tamanho médio, tem em média 1000 mensalistas. Que culminam em 12.000 boletos/ano. A uma mensalidade média de R$200,00. Para o Estacionamento, o ônus médio sobre o boleto gira em torno de R$5,12 (tarifa cobrada pelos bancos – fonte Banco Central). Então podemos concluir que no sistema de Boletos o Estacionamento paga ao banco cerca de R$61.000,00 em tarifas de boleto.
DESPESA ANUAL Boletos – Tarifa do Boleto R$5,12 x 1000 mensalistas x 12 meses = R$61.440,00
Cartão de Crédito
A cobrança média pelas operadoras Cielo, Redecard, GetNet e Elavon sobre a venda no comércio gira em torno de 2,90% (Fonte: Valor). Para uma mensalidade de R$200,00 – os estacionamentos são onerados na média por R$5,80. O Impacto anual vai para R$5.800,00. Anualmente sobe para R$69.600. A diferença entre os dois meios de recebimento, geram a diferença de R$8.600,00 anuais e R$720,00 mensais. A favor do Boleto. Não confunda aqui com Crédito Parcelado. Estamos sugerindo o Débito mensal no cartão de crédito, igual ao sistema da sua TV à cabo.
DESPESA ANUAL Cartões – (1000 mensalistas x Mensalidades R$200,00 x 12 meses) x Taxa de Adm de Cartões 2,90% = R$69.600,00
RESULTADO = Boletos são mais econômicos. A economia chegará a R$8.160. Mensalmente a despesa com tarifas economizadas é de R$680,00.
Mas será que realmente existe economia? Não!
Só por esses dados financeiros, os donos de estacionamentos descartariam a idéia de ter um sistema de cobrança mensal via cartão de crédito. Mas será que o maior impacto é a despesa na taxa de adm dos cartões? E o tempo? Despesas operacionais com erros?
Quantas pessoas são necessárias para conciliar pagamentos de 1.000 boletos mês? Quanto tempo levam para fazer essa gestão? E como administram renovacões e inadimplentes? O Custo de se manter uma equipe full time para somente fazer esse serviço financeiro, telemarketing, cobrança de inadimplentes é infinitamente maior.
O esforço financeiro, administrativo e comercial de administrar esse número de mensalistas é enorme quando falamos em empresas que ainda não têm um software capaz de gerenciar processos inteligentes de: Cobrança, Conciliação Bancária e Gerenciamento dos Mensalistas.
Os Fatores Tempo, Pessoal e Automação (Eficiência) devem ser fortemente considerados.
Fator Tempo.
Um escritório de contabilidade com 100 mensalistas por exemplo, perde cerca de 3 horas para enviar para esses mensalistas, os 100 boletos. E perde também cerca de outras 3 horas para fazer a conciliação bancária. Isso contando com 3 pessoas focadas nesse único trabalho.
Fator Pessoal.
Quantas pessoas são necessárias para fazer a administração do exemplo dado com 1000 mensalistas de estacionamento? 3 no mínimo. E os erros humanos sobre algumas operações financeiras? Não vamos citar aqui por exemplo: custos trabalhistas, encargos, operacionais e etc.
Fator Automação.
Seria bem interessante se os empresários se preocupassem com Marketing, Finanças e Automação em todas as cadeias, inclusive nos Estacionamentos. Ter a base de dados segura, com cadastros inteligentes dos mensalistas, dados pessoais, perfis de consumo e cobrança recorrente das mensalidades – sem precisar de nenhuma ação humana constante, é além de eficiente, uma segurança para os estacionamentos.
ACREDITEM: na opção convencional, de Boleto, o custo é maior.
Empresários de qualquer setor, têm que entender na íntegra que precisam focar em seu próprio negócio.
Saiba mais sobre a diferença de Parcelado x Débito Mensal (Assinaturas Recorrentes
Fontes: BCB, http://www.abrapark.com.br/ e Valor.
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