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Clube de assinatura e a revolução do varejo online
Nesse artigo vamos falar, exemplificar e ilustrar o universo de clube de assinatura e da revolução do varejo online. Muito falados por amantes e profissionais do e-commerce, milhares de clubes despontaram no Brasil e agora atingem sua maturidade.
Se você se interessa por clube de assinatura, e-commerces recorrentes e sobre cases que mudaram o varejo digital, esse post é para você.
Acompanhe!
Clube de assinatura
Clubes de assinatura ou simplesmente “clube de assinatura” são sites e lojas virtuais que vendem kits, boxes e produtos através de uma assinatura. Foram batizados de “subscription boxes” (caixinhas por assinatura) pelo americanos. Basicamente são e-commerces de compras recorrentes. Quem assina um clube de assinatura, recebe em casa o produto (um kit ou box), mediante ao pagamento de uma mensalidade ou plano.
Clientes podem assinar todo tipo de produto hoje em dia: cafés, vinhos, lâminas de barbear, cervejas, pão, ovo, ração, roupas, cosméticos entre outras centenas de itens.
A “onda dos clubes de assinaturas” no mundo, começou em meados de 2009 no mercado americano, com cases como Dollar Shave Club, que até hoje é o maior case de assinaturas de produtos do ponto de vista de sucesso de público. No Brasil, os primeiros clubes de assinatura começaram a chegar por volta do fim de 2010, com cases como Clubeer, Shoes4you, Rabixo e Cuecas em Casa, que abriram um caminho para que milhares de clubes viessem depois.
Embora com grande apelo de vendas, experiência e conveniência, os clubes de assinaturas são uma grande transformação para o varejo digital e atualmente, para o varejo físico também. Primeiro porque adicionaram aos e-commerces tradicionais, um modelo novo de entrega e venda e segundo, porque o relacionamento com o cliente muda muito, já que os assinantes se tornam “fregueses”.
Aliás, os clubes de assinaturas tratam seus clientes como: associados, afiliados ou simplesmente assinantes.
Principais vantagens de clubes de assinatura
Existem alguns benefícios de se ter um e-commerce de assinatura dentro de uma loja ou simplesmente ter um serviço de entregas recorrentes. Vamos às vantagens:
- Baixo custo de aquisição de cliente, já que ele renova mensalmente a venda (e de forma automática). O caixa da empresa é sempre mais saudável, em negócios como clubes de assinatura;
- Melhor planejamento de estoque, financeiro e de custos operacionais, já quem presume-se que um cliente recorrente vai ficar por algum tempo no site de assinatura, pagando por mais tempo;
- Teste de novos produtos. Em clube de assinatura, é muito comum, algumas marcas usarem os kits para testar produtos que ainda não estão no varejo grande. É uma grande ferramenta do varejo!
Principais desafios de clube de assinatura
“Nem tudo são flores”. Por mais que modelo seja atraente, clube de assinatura e negócio com modelos de assinaturas exige gestão diferente. Vamos aos principais desafios de clubes de assinaturas:
- O cliente é mais exigente, já que ele “faz parte do clube”, ele dá feedbacks mais diretos e exige melhorias;
- Inovação. Um dos grandes desafios em clube de assinatura é sempre surpreender o assinante. Depois da entrega do box, o cliente sempre vai querer ser surpreendido, isso se torna um desafio para clientes que chegam ao 3º, 4º mês de assinatura;
- Concorrência. Embora não muito publicado, clubes de assinaturas têm uma concorrência importante em todo varejo. É muito comum um clube começar a crescer e grandes varejistas pegarem carona na ideia e lançarem seus serviços. O grande desafio nesse caso é que os grandes varejistas têm poder de compra de produtos e conseguem competir agressivamente em preços.
Agora que você já sabe o que é um clube de assinaturas, quais são os principais desafios e oportunidades em clube de assinatura, vamos separar uma parte para conhecermos alguns dos principais cases, por setor e tipo de produto.
Separamos uma lista de cases reais de clubes que conhecemos e que são grandes cases.
Clube de assinatura de café
Separamos a seguir, cases de clube de assinatura de café. Alguns vendem e entreguem café torrado, outros em grãos e até cápsulas.
Clube Café – DESTAQUE
O clube de assinaturas “ClubeCafé” um clube de apreciadores do café. Assinando qualquer dos planos – Clássico ou Arrojado – você irá receber mensalmente em sua casa um delicioso e perfumado café 100% arábica, de excelente qualidade, idealizado por especialistas. Fora isso, você pode optar por diferentes tipos de moagem, fugindo das limitações encontradas no mercado comum.
Feito por e para apreciadores de uma boa bebida, o ClubeCafé tem como objetivo incentivar uma experiência saborosa, inovadora e divertida. Oferecem aos nossos associados a oportunidade de experimentar diferentes combinações e sabores.
Moka Clube
O Moka Clube é um clube de assinatura de café com microtorrefação de cafés especiais fundada em Curitiba. Desde 2012 enviam cafés em formato de assinatura para casas e cafeterias em todo Brasil. O Moka Clube é um dos pioneiros no ramo de assinatura de café a proposta é oferecer uma entrega mensal de 250g de café. A própria comunicação do Moka Clube mostra o tom: “ todo mês o valor de sua assinatura é debitado em sua conta, os preços variam de acordo com o plano escolhido (250g, 500g ou 1kg) e a região de entrega. Os valores de frete são calculados pelo sistema dos Correios. Assine e entenda por que tomamos café sem açúcar.
Grão Gourmet
A Grão Gourmet é um clube de café por assinatura com seleção distinta de cafés especiais. O Grão Gourmet escolhe os melhores lotes da safra, torram artesanalmente e enviam todo mês para sua casa, sempre fresquinho. Assinantes podem receber em grãos ou já moído, prove a torra média e a torra média-clara. Conheça o sabor dos melhores cafés do Brasil.
Clube de assinaturas de cerveja
Os clubes de assinaturas de cervejas foram grandes responsáveis por desenvolver o mercado de clubes. Já tivemos mais de dezenas de clubes de cervejas funcionando ao mesmo tempo.
Trilha Cervejaria – DESTAQUE
Além de exclusiva, a Trilha Cervejaria é um clube de uma produtora paulista de cervejas fora do comum. Produzida em pequenos lotes e de forma artesanal, a “Trilha” tem uma das cervejas mais frescas que conhecemos. Quem é fã de cerveja premium e feita com amor, ama esse clube!
Clube do Malte
O Clube do Malte é uma loja de venda de cervejas artesanais e clube de assinatura. O e-commerce é uma marca especializada no comércio de cervejas especiais. Oferecem o maior portfólio de cervejas do Brasil. São mais de 1000 opções de rótulos das melhores cervejas artesanais, kits promocionais, cervejas importadas e souvenirs exclusivos.
Clubes de assinatura de vinho
Outro tipo de clube de assinatura que revolucionou o varejo online é o mercado de clubes de assinaturas de vinhos. Aliás, os clubes de vinhos são os grandes responsáveis pelo crescimento de consumo de vinho no Brasil.
Sociedade da Mesa – DESTAQUE
A Sociedade da Mesa é um clube para os amantes do vinho. Ele seleciona vinhos de todo o mundo para seus associados e publica uma revista mensal com conteúdo sobre vinhos e gastronomia. Além disso, organiza cursos, viagens e eventos, tudo para proporcionar uma experiência única aos seus associados!
Para eles, seus associados “viajam pelo mundo sem sair de casa” com seleções de 4 a 6 vinhos. Além disso, ele pode comprar mais produtos na loja com preços abaixo dos praticados pelo mercado e ampliar seus conhecimentos sobre o mundo do vinho. Você não pode ficar de fora dessa!
VinhoCom
A VinhoCom traz uma nova proposta para a experiência de comprar vinhos online e recebê-los em casa. Essa loja virtual e clube de assinaturas vai muito além da venda de produtos e proporciona uma curadoria feita por sommeliers aos seus clientes, que degustam uma harmonização profissional de vinhos com aperitivos sem sair de casa.
A loja online nasceu da paixão de dois capixabas pelo universo dos vinhos e da boa comida, que tornaram-se sócios e decidiram dividir seu grande conhecimento como sommeliers com outros apaixonados por bons rótulos e boa gastronomia!
Clube W – Wine
O Clube W é o clube de assinatura de vinhos da Wine, maior importadora de vinhos do mundo e também maior e-commerce de bebidas do Brasil. O site oferece três assinaturas diferentes.
Clube de Assinaturas Pet
“Em Curitiba existem mais petshops que padarias”. Só por essa afirmação, já dá para entender que o mercado pet é um dos grandes aliados do varejo digital. Não é diferente em assinaturas.
Ração do Futuro – DESTAQUE
Um dos clubes de assinatura pet mais legais que existe é o Ração do Futuro. O clube segue a tendência do mercado pet no Brasil e no mundo. O clube entrega alimentação saudável para pets e faz um excelente trabalho de experiência do cliente também. Se engana, quem acha que os pets não precisam de boa alimentação. Além disso, a empresa também possui uma loja para compras pontuais.
É a diversificação do pet shop tradicional!
PetLove
O Petlove é um dos clubes de assinaturas mais badalados do Brasil. A assinatura de ração e acessórios são os grandes motores da assinatura PET. Fundado há mais de 10 anos (antiga Pet SuperMarket) a Petlove é um das líderes do mercado pet online.
A empresa tem além do clube, um e-commerce líder em vendas de produtos pet de todos os tipos.
Ração Programada
A Ração Programada é um e-commerce de entrega de rações e produtos para cães e gatos em Curitiba e alguns locais da Região Metropolitana. Comprando rações no clube, você tem opção de programar as próximas entregas de forma bem simples. Além de rações a empresa vende outros itens para cães e gatos.
Clubes de assinatura de produtos geeks e para colecionadores
Quando os fãs são tocados, o negócio escala. Esse é o ambiente que clubes como Nerd ao Cubo, A Caixa do Rock entre outros, crescem entregando kits exclusivos para fanáticos por música, games e entretenimento.
A Caixa do Rock – DESTAQUE
Além de produtos escolhidos a dedo por uma curadoria, o clube A Caixa do Rock entrega na casa dos assinantes, tudo ligado ao mundo do rock e de alta qualidade, por valores excelentes, por nossas ótimas condições com fornecedores parceiros de todo país. Você ainda tem vantagens surpresas fora da caixa, como descontos e VIPs em pubs e shows, bolsas em escolas de músicas, parcerias com estúdios, vouchers e cupons pra lojas físicas, feiras, exposições de rock, fora as doideiras que a gente inventar.
O Nerd ao Cubo é um grupo de apaixonados pela cultura nerd, geek e gamer que desenvolveu um serviço de assinaturas especialmente para os brasileiros que dividem essa paixão conosco. Entregamos todos os meses uma caixa surpresa repleta de produtos selecionados por nossa equipe.
São peças exclusivas e licenciadas de vestuário e decoração, livros e HQs, e muito mais, sempre com um tema diferente e realizando parcerias com as melhores marcas do mercado, já consagradas e adoradas pelo nosso público. Mas não nos preocupamos apenas em entregar produtos de qualidade.
Clubes de assinaturas de comida e alimentação saudável
Tem coisa mais recorrente que comida? Não. É por isso que os clubes de assinaturas de comida e alimentação saudável tem um grande potencial no Brasil.
Coco Legal – DESTAQUE
O Coco Legal é um clube inusitado e muito legal. O e-commerce de assinaturas envia na casa dos assinantes água de coco muito fresca e suco de laranja natural. O negócio já existe há 20 anos no Rio de Janeiro, mas os fundadores sentiram a necessidade de digitalizar a entrega que já chega a São Paulo e Campinas. É um dos clubes com maior preocupação em sustentabilidade e meio ambiente. Inusitado, responsável e saudável.
Caixa Colonial
Nosso país é lindo e rico em cultura em todas as regiões. E o clube Caixa Colonial vem com a proposta única de enviar mensalmente produtos artesanais de pequenos produtores locais espalhados pelo Brasil. A iniciativa busca resgatar a comida afetiva, de alta qualidade e que é produzida respeitando a cultura alimentar de cada localidade.
Nas caixas, os assinantes recebem embutidos, queijos, compotas, doces e bebidas e podem pagar avulso, mensalmente ou anualmente. Você pode conhecer mais sobre eles e entender o que está incluído em cada plano.
Pão da Manhã
O Pão da Manhã é um serviço de entrega de pães programados, uma assinatura de pão. Presente em São Paulo, Bauru, Campinas e Belo Horizonte, o serviço oferece a entrega de pães quentinhos na sua casa.
Sociedade da Carne
Sociedade da Carne é um clube de assinatura do churrasco. Por preços que variam de R$32,90 a R$69,00, você recebe em casa, uma seleção de carnes com o melhor corte. É o primeiro serviço de assinatura de carne do Brasil. A sociedade ainda oferece ainda um comparativo dos preços de cada tipo de carne com os valores praticados com o mercado. É uma das mais inusitadas assinaturas que temos notícia.
Polpa Detox
A Polpa Detox é conhecida por produzir polpas funcionais congeladas com o objetivo de tornar o consumo saudável mais prático. Com nossos 4 sabores: Verdinha, Amarelinha, Rosinha e Vermelhinha, temos orgulho de combinar as propriedades de diversas frutas, legumes e verduras sem perder suas características de sabor.
Na produção, o clube não utiliza conservantes, além de serem: 100% fruta e zero açúcar.
Made in Natural
Por meio de um modelo de assinatura mensal, a Made in Natural disponibiliza uma box que contém opções raras de sementes, barrinhas, frutas secas, granolas, chips assados, mixes agridoces e biscoitos. Outro diferencial da Made in Natural é a embalagem sustentável, produzida com papel craft. Na entrega, toda box vem acompanhada de um folder com dicas de consumo e informações sobre cada produto.
Perks Break
Com snacks 100% saudáveis a Perks Break incentiva o cuidado com a saúde e alimentação que auxilia o aumento da produtividade e motivação dos colaboradores e ainda promovemos engajamento, compartilhamento de ideias e afetividade nos intervalos e reuniões dentro da empresa. Aliás, clubes de snacks são todos amparados no modelo de pagamentos recorrentes.
Clubes de assinatura de livros
A revolução do mercado editorial passa pelo mercado de clubes de assinatura de livros. Dezenas de clubes usam o modelo recorrente para entregas livros e obras exclusivas na casa de assinantes.
Leitor Solidário – DESTAQUE
O Leitor Solidário é o primeiro clube de assinaturas de livros solidário do Brasil e atende leitores de 0 a 18 anos.
Nos meses ímpares, o assinante recebe em casa um livro autografado especialmente para ele e⁄ou alguém de sua escolha. Nos meses pares, recebe por e-mail um livro digital (em vídeo) contando a história das crianças do Projeto Sexta Arte Formando Leitores, Mudando Histórias conhecendo pessoalmente um autor e recebendo das mãos dele, um livro autografado, graças aos leitores solidários.
Lov Livros
A Lov Livros é um clube de assinatura de livros que funciona assim: você paga um valor mensal e todo mês recebe, sem sair de casa, uma caixa contendo: um livro surpresa – selecionado entre os lançamentos nacionais e internacionais que receberam as melhores avaliações – um marcador colecionável, uma gravura em tiragem limitada inspirada na obra, um guia de leitura que enriquece a experiência e ainda conta tudo sobre o autor do livro, e um mimo surpresa.
Leiturinha
Criada em 2014, a Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, chegando à casa de mais de 150 mil famílias de todo o país. A missão? Contribuir com a formação de leitores e promover momentos em família. O clube entrega, mensalmente, um pacotinho endereçado aos pequenos leitores com livros infantis adequados a cada faixa etária. Selecionados por uma equipe de especialistas.
Clube de assinaturas de cosméticos e beleza
O Brasil é o segundo maior mercado de beleza do mundo. Atrás apenas do mercado americano, os clubes de assinatura de cosméticos e beleza são grandes plataformas para testar produtos e entregar kits completos para os amantes do tema.
My Care Box
Criado por profissionais com experiência no segmento capilar de Belo Horizonte, o My Care Box é um e-commerce e também clube de assinatura. Como clube, ele atua com produtos exclusivos para diferentes tipos de cabelos.
O clube funciona da seguinte forma. O assinante escolhe o plano com base nos tipos de produto que mais usa e preenche um cadastro com as características do cabelo. A caixa é montada por um personal care e enviada para a assinante.
Junto com a primeira caixa vem um envelope para que a assinante reenvie com um pouco de fios que serão usados pelo clube de assinatura para uma análise profunda do cabelo. Assim, as próximas caixas serão mais assertivas e atenderão melhor cada um dos assinantes.
UAUBox – DESTAQUE
A UAUBox é uma caixa de assinatura de beleza focada no perfil e nas necessidades dos usuários. Usamos mineração de dados e aprendizado de máquina para garantir que cada um de nossos clientes receba algo de que realmente precisa. Para entrar no clube, você paga um valor fixo (R$70) e recebe em casa todo mês de 4 a 5 produtos. Os produtos são tamanho full size, ou seja, não é amostrinha nem tamanhos de viagem, é o tamanho real que você compraria em uma loja mesmo.
É o maior clube de assinaturas de beleza do Brasil.
Clube da Preta
O Clube da Preta é um clube de assinaturas de moda afro. Aliás é o primeiro clube desse gênero no país. O negócio foi fundado por Bruno Brígida, músico e roteirista da capital paulista. O e-commerce é um clube de assinaturas que entrega experiências da moda feitos por afroempreendedores. Com a escassez do mercado de trabalho e diversas pessoas empreendendo no Brasil, ainda que sem pretensão, a empresa observou um grande crescimento de pequenos produtos de moda e beleza no mercado muito bem alinhado com a cultura afro brasileira. Um clube de alto impacto social.
Clubes de assinaturas diferentes
Para fechar a parte de cases, separamos 4 cases de clientes da Vindi e que são grandes cases de clubes de assinaturas diferentes. Gostamos muito dos 4 clubes abaixo.
Turista Literário
Essa é uma grata surpresa. O Turista Literário é um clube de assinatura de livros, mas não somente isso. Com uma caixa surpresa mensal, o TL entrega um livro (selecionado especialmente pelas irmãs Mayra & Priscila Sigwalt) e surpresas que conectam as histórias do tema do livro, lugares e um manual de viagem. A Mayra é inclusive, a Youtuber responsável pelo canal All About the Book. Vai por mim, esse é um dos boxes mais legais do Brasil.
Diário do Chá
No Diário do Chá, o cliente faz uma assinatura e recebe chás especiais, 100% naturais. Funciona da seguinte forma: o cliente assina uma mensalidade e recebe todos os meses um “tea box”, com dois chás exclusivos e um manual. A equipe do Diário do Chá faz a seleção de chás vindos de todos os lugares do mundo. Com isso, o cliente recebe em casa com todo o conforto e praticidade.
Laranja Deli
A Laranja Deli é um delivery em 24 hrs de laranjas frescas e naturais direto da fazenda na sua casa ou estabelecimento. As mais frescas e saborosas do Brasil. São produtores há mais de 50 anos, que agora chega diretamente na sua casa ou estabelecimento em formato de assinaturas.
Site do Ovo
O Site do Ovo é o primeiro clube de assinatura de ovos do Brasil, com entrega programada em domicílio! Você pode escolher entre ovos brancos, vermelhos, caipira, orgânico e ômega 3, além de ovos de codorna, oferecemos as opções de entrega semanal, quinzenal ou mensal e cobramos via pagamento recorrente. Com o nosso sistema 100% online e recorrente o assinante não precisa fazer o mesmo pedido todo mês, a renovação acontece automaticamente no cartão de crédito, muito parecido com uma assinatura da Netflix.
Como montar um clube de assinatura e como devo começar
Recebemos muitas ideias de projetos e de como montar um clube de assinaturas. Vamos ser bem breves sobre os primeiros passos, melhores plataformas de e-commerce para assinaturas e canais exclusivos para orientar as ideias de quem está começando. Separamos 4 links abaixo, esperamos que gostem:
- Canal exclusivo: nosso canal exclusivo sobre recorrência e clubes: Grupo Telegram Recorrência;
- Pesquisa sobre assinaturas – maior estudo sobre negócios de assinaturas no Brasil;
- Plataformas. Melhores plataformas e-commerce do Brasil;
- Guia completo de como montar um clube de assinaturas de sucesso;
- Vídeo do evento “Recorrência com clubes de assinaturas”.
Quer se juntar a mais de 1,000 clubes de assinaturas de sucesso? Clique no banner abaixo.
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Pesquisa sobre assinaturas – como o brasileiro consome negócios recorrentes
A Vindi lançou uma pesquisa sobre assinaturas muito completa.
Até aqui é a única pesquisa focada em entender o perfil do brasileiro ao consumir assinaturas e negócios recorrentes no país. Com dados completos sobre perfil de consumidor, região, idade e preferências, a PESQUISA SOBRE O MERCADO DE ASSINATURAS NO BRASIL, está em densa e com dados abertos de segmentos, produtos, serviços e principais marcas entre os consumidores.
Além do perfil de consumo, dados de cobrança recorrente, meios de pagamento preferidos e a relação com assinaturas estão detalhadas no estudo.
Ao acessar a pesquisa, você terá os seguintes dados:
- Perfil detalhado e personas dos assinantes do Brasil;
- Dados sobre o crescimento de assinaturas e número de clientes;
- Destaques do mercado por região do país;
- Serviços e produtos mais consumidos;
- Percepções do público sobre os serviços e produtos;
- Vantagens do modelo de assinatura;
- Principais lições do mercado da recorrência;
- Mapa dos clubes de assinaturas;
- Cases de sucesso e empresas que falharam;
- Principais desafios do mercado de assinaturas;
- Tendências do mercado para os próximos anos;
- Plataformas de e-commerce para clubes de assinatura.
Separamos alguns highlights da pesquisa feita pela Vindi.
- Apesar de ter apenas 2% dos consumidores no total da pesquisa, o Norte tem o maior ticket médio, pois concentra 40,5% dos consumidores que gastam acima de R$ 300,00 com assinaturas;
- Na contramão do Norte, o Nordeste apresentou o menor ticket médio, com 10,7% dos assinantes que gastam até R$ 30,00 com esse tipo de serviço;
- No Sul, o maior percentual de gastos fica na faixa de até R$ 50,00 (18,7% dos assinantes);
- Já no Sudeste, 37% dos consumidores gastam entre R$ 100,00 e R$ 300,00 com assinaturas;
- O serviço de streaming Netflix é líder absoluto em todas as regiões do país, chegando a bater 90,7% da preferência no Sudeste ( o segundo lugar fica com o Spotify);
- O Sudeste e o Centro-Oeste empataram com a maior média de assinaturas do país, totalizando 9 serviços por consumidor, seguidos do Sul com 8 e do Norte e Nordeste com 7.
Para acessar a pesquisa sobre assinaturas completa, clique aqui.
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Carros por assinatura no Brasil: conheça as marcas que apostam nesse modelo
Não é de hoje que o consumidor brasileiro busca opções de mobilidade que sejam alternativas à compra de um veículo, como os carros por assinatura.
E não é para menos: o custo da aquisição e manutenção de um carro não é dos mais baixos no país.
Nesse sentido, a “mobilidade pay-per-use” tem atendido bem o público que busca baixar os custos de locomoção, mas sem perder o conforto.
O sistema “pay per use” está presente em nosso dia a dia em diversas utilidades, como aluguel de equipamentos e serviços. Você paga proporcionalmente ao uso, não sendo “proprietário” do bem, mas podendo desfrutá-lo pelo período contratado.
Essa é a lógica também dos serviços On Demand, como a Netflix, que cobra pelo acesso e não um produto específico. Tudo isso é o centro da Economia da Recorrência, cuja lógica gera o acesso a diversos bens para pessoas de diferentes realidades socioeconômicas, além de ser mais sustentável a longo prazo.
Carros On Demand
No setor de veículos, estamos acostumados às tradicionais locadoras de carros, como Movida, Localiza e Rent a Car. Geralmente elas têm diversos modelos à disposição do cliente, cobrando pelo tipo de carro e pelo tempo de uso, além de outras taxas.
Mas, esse mercado, antes dominado pelas locadoras, vem ganhando novos players nos últimos meses, e se tornando mais atrativo.
E as novidades estão surgindo direto da fonte: as próprias montadoras estão percebendo o potencial dos carros por aluguel e começando seus serviços de assinaturas de veículos, em parceria com as concessionárias. O maior atrativo é que oferecem carros 0km para o assinante.
As vantagens da assinatura de carros vão além: em um único preço, o cliente não precisa se preocupar com IPVA, seguro, licenciamento e outros custos.
No Brasil, o mais novo entrante desse sistema é a Renault, que lançou seu programa de assinaturas “Renault On Demand” na última quarta-feira (20).
No exterior, as assinaturas diretamente das marcas já é uma prática conhecida. Se você tiver curiosidade, aqui no blog já trouxemos os cases da Porsche, da Audi e outros.
Agora, conheça mais sobre as marcas brasileiras que estão iniciando a focar não só na venda, mas nas assinaturas de seus automotores.
Renault On Demand (Renault)
Lançado ontem (20), o Renault On Demand já está em funcionamento em seu site. O programa oferece, por enquanto, a escolha entre 4 modelos de carros da marca, desde o mais básico (Kwid Zen) até um mais top de linha, o Duster Iconic. Todos são 0km.
O bacana é que a assinatura do Kwid Zen é a mais barata dentre todas as opções de carros por assinatura do mercado, inclusive os da Fiat e da Volkswagen.
O tempo mínimo de contrato é de 12 meses, podendo expandir para 24 ou 36 meses. Confira abaixo os preços de saída anunciados:
- Kwid Zen 1.0: R$ 869/mês;
- Kwid Outsider 1.0: R$ 879/mês;
- Stepway Iconic 1.6 CVT: R$ 1.539/mês;
- Duster Iconic 1.6 CVT: R$ 1.699/mês.
Os preços variam de acordo com a franquia de quilometragem por mês escolhida pelo cliente, que começa em 500 km/mês. Se os parâmetros forem alterados, os preços sobem.
Também é possível optar por adicionais. Já seguro, impostos ou manutenções são por conta da Renault. A assinatura inclui todas as documentações e taxas do veículo pagas, como IPVA, licenciamento, emplacamento etc. Além disso, conta com Assistência 24h para o condutor.
Flua! (FCA – Fiat e Jeep)
O programa Flua!, da montadora FCS, dona das marcas Fiat, Chrysler e Jeep, também entrou no mercado de carros por assinatura recentemente, em 15 de janeiro deste ano.
A princípio, a Flua funciona em um projeto-piloto que envolve 32 concessionárias localizadas no estado de São Paulo e Paraná.
Ele oferece uma quantidade maior de opções em relação aos concorrentes, sendo 11 da Fiat e 4 da Jeep, também 0km.
- As assinaturas mais baratas começam com o modelo Fiat Argo Drive 1.0 Flex, por R$1.350,00/ mês (contrato de 36 meses, com franquia mensal de 1.000 km).
- Já o mais caro da Fiat é o modelo Fiat Toro Ultra 2.0 AT9 4×4, que chega a R$ 3.750/ mês nas mesmas condições de contrato.
- Na categoria Jeep, entram os modelos Compass e Renegade, com suas variáveis de modelo. O Renegade começa em R$ 2.410/ mês, enquanto o Compass Trailhawk chega a R$ 4.380.
Para uma noção real dos preços, o cliente precisa determinar o período de locação e a franquia de quilometragem mensal, pois esses fatores impactam diretamente no valor. Da mesma forma que os concorrentes, IPVA, Seguro Obrigatório e Licenciamento são responsabilidades do programa.
Os pagamentos são feitos por boletos bancários, enviados mensalmente para o e-mail cadastrado, ou por cartão de crédito.
Um ponto interessante é que ao término do período de assinatura, o cliente tem a opção de devolver o veículo ou comprá-lo com prioridade e valores pós-fixados.
VW Sign and Drive (Volkswagen)
Lançado em novembro de 2020, o programa VW Sign and Drive, da Volkswagen, só estará disponível para a cidade de São Paulo e interior, e ainda não são todos os veículos que estão liberados para o serviço.
As opções são ainda limitadas a parâmetros não configuráveis: 24 meses como período de contrato, e franquia de 1.800 km/mês. Nessas condições, os preços são:
- Jetta: a partir de R$2.999,00/mês
- Tiguan: a partir de R$3.659/ mês.
Em breve, a montadora pretende disponibilizar também os modelos T-Cross e o Virtus.
Serviços inclusos: documentação, seguro, manutenção preventiva, assistência 24 horas, gestão de multas e rastreador.
Entenda mais sobre os serviços por assinatura no Blog da Vindi! Veja nossas sugestões:
✔️ Mercado de Clubes de Assinatura: overview do ano + tendências para 2021
✔️ Apple ataca Netflix, Google, Spotify e Disney com modelo de assinaturas
✔️ Startup YVY é um dos clubes de assinatura que crescem na crise
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PCI Compliance: o que é e por que essa certificação é importante
Seja numa compra avulsa ou recorrente pela internet, os cartões de crédito ocupam a posição de meio de pagamento mais utilizado. Mas muita gente desconhece que, para que as transações por cartão ocorram de maneira segura, existe uma série de regras que as empresas que processam pagamentos devem seguir, o chamado PCI Compliance (PCI-DSS).
Todos os provedores de sistemas que participam do processamento de dados de cartões durante uma transação comercial são obrigados a seguir os requisitos de segurança do PCI-DSS.
No post de hoje, você poderá entender o que é PCI Compliance e por que sua empresa precisa se preocupar com essa certificação na hora de contratar uma solução de pagamentos.
O que é PCI Compliance (PCI DSS)?
Em tempos de economia digital, empresas no mundo todo estão cada vez mais expostas do ponto de vista de segurança de dados na internet.
Portanto, para ter a almejada segurança na venda online é preciso que as empresas responsáveis por processar os pagamentos e dados sensíveis de cartão sejam altamente seguras e certificadas.
O PCI Compliance, ou “PCI DSS”, é uma das maiores certificações de segurança do mundo. A sigla traduzida para o português quer dizer: Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento.
Nesse sentido, a certificação PCI DSS é a maneira mundialmente mais aceita de se assegurar essa confiabilidade.
Ele foi criado pela indústria de cartões para gerar um conjunto de requisitos que visam a segurança de transações por cartão pela internet. Isso porque as principais regras mantêm o sistema protegido de invasores, protegem as informações dos titulares, monitoram e testam as redes constantemente, além de criarem uma rede segura para a condução das transações.
Quais são os níveis do PCI Compliance?
Existem 4 níveis de certificação PCI: 1, 2, 3 e 4.
A divisão entre os níveis de certificações é configurada conforme a quantidade de transações processadas pela empresa de pagamentos por ano.
Assim sendo, esses níveis determinam a quantidade de esforços que serão necessários para se adequar ao PCI DSS. O nível 1 é o mais rígido e seguro e voltado para empresas com mais de 6 milhões de transações por ano.
Por que minha empresa deve se preocupar com isso?
Se você recebe pagamentos através de cartões de crédito ou tem um gateway no meio do processo, saiba que ele precisa ter obrigatoriamente essa certificação. Então, no momento de decidir qual o provedor do meio de pagamento que sua empresa utilizará, o decisor precisa entender e se preocupar com isso por alguns motivos:
- Responsabilidade legal: sua empresa deve se proteger contra o vazamento ou roubo de dados dos clientes por terceiros;
- Confiança: eleger um provedor com a certificação PCI é ter a garantia de ter processos de segurança validados pela indústria de pagamentos;
- Obrigatoriedade das normas: se você está usando uma solução sem a certificação, o risco de um problema é muito alto;
- Prevenção a fraudes: o PCI gera menos preocupações com chargebacks decorrentes de fraudes com dados de cartão.
Em qual empresa de pagamentos devo confiar?
Conte com empresas que tenham esse certificado. A Vindi, por exemplo, cumpre rigorosamente os padrões dessa certificação e passa por auditorias periódicas a fim de manter a conformidade com a indústria de cartões.
Ela possui PCI DSS Level 1, versão 3.2, certificado pela Trustwave. Este é o padrão de segurança mais alto da indústria de pagamentos e a versão 3.2 é a mais recente.
Por isso, vender através da Vindi é ter a certeza da segurança nas transações e a tranquilidade nos métodos de pagamento disponíveis no Brasil.
Para informações técnicas, acesse nosso link com o detalhe da certificação.
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