Cases
Fralda por Assinatura
Sim! É possível. Imagine-se na seguinte situação: meia noite, acabou a fralda do bebê. Quem sai para comprar? A mãe não pode porque está de madrugada, está frio e é perigoso. Sobrou para o pai. 3 opções: improvisar uma fralda (terrível), ir ao mercado (díficil achar um que funcione 24 horas) ou ir à uma farmácia 24 horas. Todas opções ruins. É nesse mercado que a assinatura de fraldas entra. Se podemos assinar cerveja, se podemos assinar comida, por que não fraldas?
O mercado “baby” é imenso. Podemos tomar como exemplo o sucesso de lojas como a Baby.com.br, com 2 anos de vida ela é um dos maiores ecommerces do Brasil. É tão promissor que montou o site de ofertas “Dinda” (uma alusão ao carinhoso apelido de madrinha). A assinatura de fraldas faria com que a previsão de abastecimento de pais e mães ficasse mais assertiva. Além de possibilitar a venda agregada. Ex: Assine um plano de fraldas e ganhe um kit de banho. Esse deve ser o espírito desse nicho. É importante dizer que o preço deve ser decisivo também. Já que o cliente irá se tornar um associado. Ainda não temos um mercado criado de Fraldas por Assinatura, mas pode aguardar capítulos breves de novos entrantes nesse mercado potencial.
Não pára de nascer crianças, os pais estão cada vez mais ocupados e cá para nós, comprar fralda não é um passatempo preferido de mamães e papais.
Nos EUA temos algo já engatinhando. O site Baby Showers ensaia um sistema de assinaturas de 6 meses. A loja Diapers, maior do seguimento por lá, deve ficar de olho. O site IncrediBundles oferece um serviço a U$375 dólares por 6 meses de entrega de fraldas delivery. O site dy-Dee tem um serviço pronto de entregas, com foco em “fraldas. No Canadá a loja Happy Nappy ensaia um serviço personalizado de entrega. Esses exemplos já são um importante sinal para o mercado brasileiro.
Atenção marcas: Pompom, Huggies, Pampers, iBimboo e Wiona: olha a oportunidade!
Esse nicho possibilita até a personalização do tamanho das fraldas. Ou seja, a assinatura pode começar com o número “P” e pode gradativamente, através de um cadastro inteligente (assinatura inteligente), ir aumentando o número conforme crescimento do bebê. Começa com “P” e termina com “XXG”. A assinatura pode ser recorrente até o bebê parar de usar fralda.
O grande desafio das novas lojas é: com quem falar? Com os pais ou com as mães? Quem é o target? Há meses vimos um caso curioso na internet. O site Cueca em Casa, uma assinatura de itens para homens, deu foco em executivos e profissionais liberais. Esse foi o público alvo do site. Só que esqueceram de pensar em algo muito estratégico: Quem compra cueca é mulher!
O público alvo do Cueca em Casa são as namoradas e esposas. Elas que compram meias, cuecas e cintos aos seus respectivos. Foi erro de estratégia e de foco. Esperamos que o site Cueca em Casa volte ao ar brevemente.
Em todo caso quem é o target das lojas de Assinatura de Fraldas descartáveis? Papais ou mamães?
Vale o exercício. Boa reflexão.
Artigos
Carros por assinatura no Brasil: conheça as marcas que apostam nesse modelo
Não é de hoje que o consumidor brasileiro busca opções de mobilidade que sejam alternativas à compra de um veículo, como os carros por assinatura.
E não é para menos: o custo da aquisição e manutenção de um carro não é dos mais baixos no país.
Nesse sentido, a “mobilidade pay-per-use” tem atendido bem o público que busca baixar os custos de locomoção, mas sem perder o conforto.
O sistema “pay per use” está presente em nosso dia a dia em diversas utilidades, como aluguel de equipamentos e serviços. Você paga proporcionalmente ao uso, não sendo “proprietário” do bem, mas podendo desfrutá-lo pelo período contratado.
Essa é a lógica também dos serviços On Demand, como a Netflix, que cobra pelo acesso e não um produto específico. Tudo isso é o centro da Economia da Recorrência, cuja lógica gera o acesso a diversos bens para pessoas de diferentes realidades socioeconômicas, além de ser mais sustentável a longo prazo.
Carros On Demand
No setor de veículos, estamos acostumados às tradicionais locadoras de carros, como Movida, Localiza e Rent a Car. Geralmente elas têm diversos modelos à disposição do cliente, cobrando pelo tipo de carro e pelo tempo de uso, além de outras taxas.
Mas, esse mercado, antes dominado pelas locadoras, vem ganhando novos players nos últimos meses, e se tornando mais atrativo.
E as novidades estão surgindo direto da fonte: as próprias montadoras estão percebendo o potencial dos carros por aluguel e começando seus serviços de assinaturas de veículos, em parceria com as concessionárias. O maior atrativo é que oferecem carros 0km para o assinante.
As vantagens da assinatura de carros vão além: em um único preço, o cliente não precisa se preocupar com IPVA, seguro, licenciamento e outros custos.
No Brasil, o mais novo entrante desse sistema é a Renault, que lançou seu programa de assinaturas “Renault On Demand” na última quarta-feira (20).
No exterior, as assinaturas diretamente das marcas já é uma prática conhecida. Se você tiver curiosidade, aqui no blog já trouxemos os cases da Porsche, da Audi e outros.
Agora, conheça mais sobre as marcas brasileiras que estão iniciando a focar não só na venda, mas nas assinaturas de seus automotores.
Renault On Demand (Renault)
Lançado ontem (20), o Renault On Demand já está em funcionamento em seu site. O programa oferece, por enquanto, a escolha entre 4 modelos de carros da marca, desde o mais básico (Kwid Zen) até um mais top de linha, o Duster Iconic. Todos são 0km.
O bacana é que a assinatura do Kwid Zen é a mais barata dentre todas as opções de carros por assinatura do mercado, inclusive os da Fiat e da Volkswagen.
O tempo mínimo de contrato é de 12 meses, podendo expandir para 24 ou 36 meses. Confira abaixo os preços de saída anunciados:
- Kwid Zen 1.0: R$ 869/mês;
- Kwid Outsider 1.0: R$ 879/mês;
- Stepway Iconic 1.6 CVT: R$ 1.539/mês;
- Duster Iconic 1.6 CVT: R$ 1.699/mês.
Os preços variam de acordo com a franquia de quilometragem por mês escolhida pelo cliente, que começa em 500 km/mês. Se os parâmetros forem alterados, os preços sobem.
Também é possível optar por adicionais. Já seguro, impostos ou manutenções são por conta da Renault. A assinatura inclui todas as documentações e taxas do veículo pagas, como IPVA, licenciamento, emplacamento etc. Além disso, conta com Assistência 24h para o condutor.
Flua! (FCA – Fiat e Jeep)
O programa Flua!, da montadora FCS, dona das marcas Fiat, Chrysler e Jeep, também entrou no mercado de carros por assinatura recentemente, em 15 de janeiro deste ano.
A princípio, a Flua funciona em um projeto-piloto que envolve 32 concessionárias localizadas no estado de São Paulo e Paraná.
Ele oferece uma quantidade maior de opções em relação aos concorrentes, sendo 11 da Fiat e 4 da Jeep, também 0km.
- As assinaturas mais baratas começam com o modelo Fiat Argo Drive 1.0 Flex, por R$1.350,00/ mês (contrato de 36 meses, com franquia mensal de 1.000 km).
- Já o mais caro da Fiat é o modelo Fiat Toro Ultra 2.0 AT9 4×4, que chega a R$ 3.750/ mês nas mesmas condições de contrato.
- Na categoria Jeep, entram os modelos Compass e Renegade, com suas variáveis de modelo. O Renegade começa em R$ 2.410/ mês, enquanto o Compass Trailhawk chega a R$ 4.380.
Para uma noção real dos preços, o cliente precisa determinar o período de locação e a franquia de quilometragem mensal, pois esses fatores impactam diretamente no valor. Da mesma forma que os concorrentes, IPVA, Seguro Obrigatório e Licenciamento são responsabilidades do programa.
Os pagamentos são feitos por boletos bancários, enviados mensalmente para o e-mail cadastrado, ou por cartão de crédito.
Um ponto interessante é que ao término do período de assinatura, o cliente tem a opção de devolver o veículo ou comprá-lo com prioridade e valores pós-fixados.
VW Sign and Drive (Volkswagen)
Lançado em novembro de 2020, o programa VW Sign and Drive, da Volkswagen, só estará disponível para a cidade de São Paulo e interior, e ainda não são todos os veículos que estão liberados para o serviço.
As opções são ainda limitadas a parâmetros não configuráveis: 24 meses como período de contrato, e franquia de 1.800 km/mês. Nessas condições, os preços são:
- Jetta: a partir de R$2.999,00/mês
- Tiguan: a partir de R$3.659/ mês.
Em breve, a montadora pretende disponibilizar também os modelos T-Cross e o Virtus.
Serviços inclusos: documentação, seguro, manutenção preventiva, assistência 24 horas, gestão de multas e rastreador.
Entenda mais sobre os serviços por assinatura no Blog da Vindi! Veja nossas sugestões:
✔️ Mercado de Clubes de Assinatura: overview do ano + tendências para 2021
✔️ Apple ataca Netflix, Google, Spotify e Disney com modelo de assinaturas
✔️ Startup YVY é um dos clubes de assinatura que crescem na crise
Cases
Melhores campanhas de Black Friday que você precisa conhecer!
A Black Friday é uma ótima oportunidade do ano para inovar nas campanhas publicitárias. É o que provam algumas empresas que já protagonizaram algumas das melhores campanhas de Black Friday e viram suas vendas aumentarem (até acima do esperado) no período!
Como nessa época os clientes estão mais atentos às oportunidades de compra, as campanhas precisam não só trazer “descontos”, mas se destacar dentre a concorrência. Então, separamos alguns cases de sucesso de Black Fridays anteriores, para você se inspirar nas ideias!
Dafiti
Em uma de suas melhores campanhas de Black Friday, a Dafiti, e-commerce brasileiro de vestuário e calçados, associou a palavra “Black” (preto) às demais cores das peças de roupas, criando uma “promoção colorida”. Isso gerou um dia promocional para cada cor de roupa:
- White Monday (segunda-feira branca);
- Blue Tuesday (terça azul);
- Red Wednesday (quarta vermelha);
- Yellow Thursday (quinta amarela);
- Black Friday (sexta preta).
No fim, a ideia garantiu uma semana completa de vendas para a Dafiti, não só a sexta-feira da Black Friday.
Agora, veja o vídeo da campanha dessa ação, que foi divulgada no Youtube:
Netshoes
A Netshoes, que vende artigos esportivos, gerou uma Black Friday com nome próprio. Foi algo relacionado ao universo da marca: “Sport Friday”, com descontos de até 70%. Segundo a Exame, com essa ação, a empresa dobrou o número de vendas para novos clientes e teve 60% a mais de tráfego em relação à edição anterior do evento.
Veja a campanha:
Magazine Luiza
O Magazine Luiza é sempre um dos protagonistas da Black Friday brasileira. Em 2017, por exemplo, a companhia trabalhou com a curiosidade do público em uma ação online envolvendo “caixas surpresa”. Nela, foram anunciadas caixas com preços diferentes, com valores entre R$29,00 a R$999,00, que as pessoas comprariam sem saber qual era o produto.
Como havia apenas 90 caixas de cada preço, as pessoas compraram pelo impulso e confiança na marca. Depois, os produtos correspondentes realmente valeram a pena: de cafeteiras a smartphones, TVs 4k e outros eletroeletrônicos, as ofertas deram certo e agradaram o público.
Kopari Beauty
A marca de cosméticos naturais Kopari Beauty, de origem filipina, tem forte presença no Instagram e, em uma de suas campanhas de Black Friday, usou toda a potência das influenciadoras digitais para vender mais. E, além disso, incentivar os consumidores a já adiantarem suas compras de Natal na ocasião.
Então, a Kopari compartilhou listas de presentes criadas por influenciadores que mencionam seus produtos. Isso deu aos compradores inspiração para presentear, bem como prova social dos influenciadores que garantem produtos “essenciais”.
McDonalds e Burger King
As duas marcas de fast food já são conhecidas por se “alfinetarem” mutuamente na Black Friday. Até mesmo envolvendo o KFC e o Giraffa’s, as marcas divertem o público nas redes sociais. Isso acontece principalmente no Twitter, com respostas irônicas ou provocativas entre os concorrentes. E, claro, tudo gera alta visibilidade para as campanhas através da viralização dos tweets.
Quando um tipo de oferta é anunciada por uma das marcas, as outras seguem o fluxo e fazem algo similar. Assim foi quando o BK ofereceu um combo com um balde enorme de batatas fritas e os demais também prepararam ofertas “gigantes”. Quem ganha são os consumidores! E claro, as redes de fast food também faturam alto!
Conclusão
Por fim, além dos exemplos das melhores campanhas de Black Friday, preparamos abaixo um resumo das principais dicas estratégicas usadas por essas e outras marcas:
- Nome próprio e chamativo: nomeie sua campanha unindo elementos de Black Friday a algo relacionado ao universo da sua marca, como foi o caso da “Sports Friday” e outras;
- Redes Sociais: aproveite o engajamento do público nas redes sociais para lançar conteúdos criativos que direcionem para sua página de ofertas;
- Além disso, se possível, crie parcerias com outras marcas para interações e divulgação mútua nas redes sociais;
- Você pode disponibilizar uma landing page exclusiva para as ofertas de Black Friday, para facilitar que seu público encontre todos os itens em promoção;
- Influencers: se sua marca combina com o uso de influenciadores, aproveite essa tendência para converter mais clientes;
- Podem ser feitas com eles lives de ofertas exclusivas, wishlists e outras ações diferenciadas com os influenciadores;
- Aproveite a prova social de seus melhores clientes e influenciadores: reviews, vídeos de uso dos produtos, e divulgação espontânea;
- Não se esqueça também de usar a Cyber Monday, após a Black Friday, para oferecer mais descontos para o seu público.
E aproveite a Black Friday da Vindi, a melhor plataforma de pagamentos do mercado, para implantar essa solução no seu negócio com descontos imperdíveis! Corre para conferir:
Cases
Startup IVY recebe investimentos: produtos de limpeza por assinatura
Aqui no blog Cobrança Recorrente, você acompanha diversos cases de sucesso sobre Clubes de Assinatura, que utilizam a Economia da Recorrência para extrair o máximo potencial do mercado.
A resiliência do setor é notável – só neste ano, o faturamento dos Clubes de Assinatura cresceu 10%, como apontou o Valor Investe.
Fundada em 2018, a startup de produtos de limpeza IVY é um exemplo de clube que está cada vez mais em destaque e que recebeu recentes investimentos. A startup é um spin-off da TerpenOil, empresa fundada em 2007.
O carro chefe da empresa é a sustentabilidade: embalagens compactas, lembrando o formato das cápsulas para máquinas café. Elas contém a mistura seca para produtos de limpeza e economizam cerca de 90% do tamanho dos frascos.
Segundo o co-fundador Marcelo Ebert, a forma tradicional de comprar e consumir esses produtos não fazia o menor sentido: 90% do conteúdo deles é água, o que gera uma enorme quantidade de plástico.
Além disso, os ingredientes dos produtos da startup fogem da enorme lista de sulfatos e saponificantes. A marca usa apenas compostos naturais, como o terpeno, extraído da casca de laranja.
Dessa forma, a YVY nasceu pensando em oferecer a entrega de produtos de limpeza ecológicos, multifuncionais e que facilitam a vida das pessoas.
No ano passado, o co-fundador da IVY, Marcelo Ebert, participou do evento Recorrência, realizado pela Vindi. Assista e conheça mais sobre a história da empresa e como eles chegaram até aqui:
Modelo de negócios da IVY
Os produtos IVY vão desde desinfetantes até lava-roupas, lava-louças, multiuso e outros. Portanto, o assinante deve escolher o kit que mais se adequa às suas necessidades, que varia com a quantidade de cápsulas.
O menor kit começa pelo valor de R$62,90, com 9 cápsulas variadas. Chega a R$164, com 28 cápsulas. Dentro dessa quantidade, o comprador pode escolher a distribuição das cápsulas por tipo de produto e montar seu kit.
O modelo da IVY é de assinaturas, ou seja, paga-se o valor mensalmente e recebe-se os produtos em casa, podendo cancelar a adesão a qualquer momento, sem multa.
Em 2019, o faturamento da empresa chegou a R$ 1 milhão. Mesmo com a crise, ela apresentou números de crescimento. E assim chegou a 4 mil assinantes em todo o país até hoje, segundo dados da empresa.
A IVY cobra dos clientes pela plataforma Vindi, especializada no modelo de pagamentos recorrentes como o de assinaturas usado pela startup.
Mensalmente, a plataforma dispara a cobrança para o cartão de crédito cadastrado do cliente. Ou emite o boleto, se essa for a forma de pagamento escolhida. Dessa forma, a automação da cobrança reduz os níveis de inadimplência dos clientes. Além disso, traz a desejada praticidade na rotina dos usuários.
Investimentos
A startup IVY recebeu um aporte de R$ 3 milhões na sua primeira rodada de investimentos, divulgada na última semana. A rodada teve a participação de Gustavo Roxo (ex-BTG Pactual), Paula Nader (ex-Santander) e Marcos Angelini (CEO da Red Bull na América Latina).
Com o aporte, o CEO Marcelo pretende colocar mais fichas em frentes já testadas e que geram resultados para a empresa. Também quer lançar novos produtos, investir nas embalagens e no marketing digital.
Além disso, a empresa, que atualmente só vende online, cogita abrir pontos de venda físicos no futuro. Provavelmente isso acontecerá junto a outros parceiros. Por fim, eles estão trabalhando em prol da meta de atingir 5 mil clientes até o final do ano.
Uma história bastante inspiradora, né?
Tenha a Vindi como parceira do seu negócio também! Fale com os consultores e comece a vender pela recorrência!
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