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Cobrança Recorrente

Cobranças recorrentes pelo Pix? Entenda como funcionará!

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cobranca recorrente pix

Mais de 35 milhões de pessoas já estão experimentando o Pix em seus pagamentos. De acordo com o Banco Central, já na primeira semana, o sistema movimentou quase 10 BILHÕES de reais no país. São cifras impressionantes para um novo meio de pagamento! 

Mas, por enquanto, o maior uso do Pix está concentrado em transferências de valores entre pessoas físicas, e em transações menores que R$1.000 (o ticket médio do Pix está em cerca de R$760).

Uma das explicações para isso é que, hoje, é preciso ter saldo em conta para fazer um Pix. Ou seja, ainda não é possível pagar algo a prazo ou a crédito com esse recurso.

Portanto, para ganhar protagonismo em transações comerciais maiores, o Pix ainda precisa passar por uma longa agenda evolutiva, prevista para 2021.

Assim, ele ganhará novas modalidades, entre elas, o parcelamento, o crédito e a automação, que favorecerá também as cobranças recorrentes.

Entenda a seguir mais sobre essas novidades previstas para o Pix no próximo ano. E como, possivelmente, será o funcionamento da cobrança recorrente pelo Pix!

Pix Garantido

O Pix Garantido está previsto para o primeiro semestre de 2021. O BC informou que essa modalidade incluirá o Crédito

“Nada mais é do que fazer um Pix irrevogável, que tem de vir embutido um produto de crédito, como por exemplo no cartão”, disse o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, João Manoel de Mello.

Portanto, o Pix Garantido será uma espécie de transação irrevogável, como os parcelamentos feitos no cartão de crédito, que são garantidos pelo banco emissor.

Cobrança Recorrente pelo Pix

Futuramente, pelas plataformas de pagamentos, como a Vindi, será possível para as empresas a automação da cobrança recorrente pelo Pix.

Na prática, a previsão é que o pagador receberá QR Codes Pix de forma automática, por canais digitais, para realizar seus pagamentos mensalmente ou na frequência determinada na contratação do produto/ serviço. Isso é similar a como funciona a cobrança recorrente por boletos, hoje em dia.

Dessa forma, a plataforma emitirá os QR Codes de acordo com o valor de cobrança e periodicidade configuradas pelo usuário, além de possibilidade de descontos ou multas, e enviará para o contato cadastrado do cliente.

O cliente fará o pagamento desse código em seu aplicativo de instituição financeira participante do Pix.

Enquanto a automação do Pix não está disponível no mercado, uma forma de realizar cobranças recorrentes usando esse meio de pagamento é emitindo manualmente os QR Codes Pix pela conta bancária da empresa. Depois, deve enviá-los, por e-mail ou aplicativo de mensagens, aos respectivos pagadores a cada cobrança.

Vantagens de usar o Pix em negócios recorrentes

Segundo o BC, o Pix promete aumentar a velocidade dos pagamentos e das transferências; tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; e deve baixar o custo das transações, uma vez que é praticamente 100% gratuito para pessoas físicas (com algumas exceções) e deve ter tarifas menores para empresas.

Por exemplo, muitos negócios recorrentes dependem da confirmação do pagamento para despachar produtos, como os clubes de assinaturas. Com o imediatismo do Pix, a logística será mais ágil e eficiente, sem ter que esperar o tempo de compensação de um boleto bancário.

Além disso, para produtos digitais por assinatura, a lógica é a mesma: o pagamento instantâneo pode liberar rapidamente o acesso do usuário ao ambiente do assinante.

Dessa forma, o giro de vendas tende a se tornar maior, trazendo maior lucratividade para os negócios. Isso porque também as taxas do Pix para empresas estarão abaixo dos valores taxados nas transações por cartão ou boleto.

Em breve, essa novidade chegará na Vindi! Faça uma demonstração gratuita e conheça a melhor plataforma de recorrência do mercado:

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Cobrança Recorrente

Recorrência na Uber: lançamento de assinatura para delivery

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Uber Pass

No último dia 11 de agosto, a Uber lançou no Brasil uma nova funcionalidade em sua plataforma, voltada principalmente aos usuários do Uber Eats: uma assinatura de R$24,99, chamada Uber Pass, que garante delivery grátis em todos os pedidos acima de R$30,00.

Além desse benefício, os assinantes terão 10% de desconto em viagens no UberX (a categoria mais em conta do app de viagens), válido para qualquer cidade brasileira.

A Uber inclui no pacote de vantagens da assinatura o atendimento preferencial nos seus canais de suporte e também o direito a entregas grátis nas compras acima de R$100,00 realizadas no supermercado Cornershop (adquirido recentemente pela Uber).

As vantagens do Uber Pass são interessantes para aqueles que usam bastante o serviço de entrega do aplicativo. 

Para atrair os potenciais assinantes, é possível usar um mês grátis de assinatura até 30 dias após o seu lançamento, ou seja, até 10 de setembro de 2020. O trial pode ser destravado no próprio app da Uber.

Assinaturas como tendência

A iniciativa em oferecer esse plano de assinaturas faz parte da tendência atual, em que a procura por apps de entrega e de transporte privado aumentaram na pandemia. A oferta de vantagens no app tem relação com a expectativa de retomada econômica no Brasil, ajudando tanto usuários quanto motoristas e entregadores.

Veja outros apps de delivery de comida que também já oferecem planos de assinaturas:

  • Rappi Prime: assinatura do Rappi no valor de R$ 29,90 ao mês ou R$ 299 ao ano, que garante entrega grátis para pedidos acima de R$30, e descontos em alguns tipos de produtos;
  • IFood Loop Club: assinaturas de planos de refeições do IFood. No valor de R$ 74,99, dá direito a cinco almoços para serem pedidos em até sete dias corridos. Ou por R$ 163,99 oferece 12 almoços, que podem ser pedidos em até 30 dias. O app já testou também um serviço de assinaturas (R$19,90) para isenção da taxa de entrega, mas foi descontinuado no Brasil (fica ativo até outubro apenas para quem já é assinante).

A Uber promete estudar mais possibilidades de planos futuramente. Cada vez mais apps estão aderindo aos benefícios ocasionados pela recorrência.

Conheça mais sobre como escolher o melhor sistema de cobrança recorrente para o seu negócio.

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Artigos

Régua de Cobrança: o que é e como montar?

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ilustração de uma régua de cobrança

Ter uma régua de cobrança é indispensável para te ajudar a reduzir as taxas de inadimplência do seu negócio e automatizar esse processo com menos fricção com seus clientes.

Além disso, essa ferramenta de Gestão Financeira separa as etapas necessárias, para que seu time financeiro consiga cobrar com mais efetividade!

Portanto, neste artigo você saberá melhor o que significa régua de cobrança, se a sua empresa precisa e como montar uma para o seu negócio!

O que é régua de cobrança

Uma régua de cobrança é definida pelas etapas de contato com clientes inadimplentes ou que estão perto de ficarem inadimplentes com a sua empresa.

Além disso, também é possível começar uma régua de cobrança em momentos anteriores a esses, como se fosse um lembrete de pagamento. 

No entanto, é essencial que a comunicação e o tom de voz, neste caso, precisam de muita atenção, já que não pode passar a ideia de cobrança.

Uma régua de cobrança te ajuda a ter mais controle da sua gestão de pagamentos, além de aumentar a visibilidade da sua receita nos meses seguintes.

Quando você sabe quais faturas estão abertas, próximas do vencimento e inadimplentes, é muito mais fácil tomar uma decisão ou pensar em uma estratégia. 

Por isso, se até hoje você só cobrava seus clientes com uma ligação depois que via sua conta no vermelho, é hora de melhorar esse processo de cobrança!

Quais empresas precisam usar uma régua de cobrança

Em primeiro lugar, precisamos destacar que qualquer empresa sofre com a inadimplência e, portanto, toda empresa precisa ter uma régua de cobrança alinhada com o modelo de negócio.

Além disso, também temos as empresas que dependem de uma maior previsibilidade de receita, que são as recorrentes.

Dessa forma, se você tem um clube de assinaturas, um SaaS ou qualquer negócio digital que faça cobranças recorrentes, ter uma régua de cobrança é indispensável.

Como montar uma régua de cobrança

Agora que já falamos da importância da régua de cobrança para o seu negócio, existem algumas dicas essenciais para montar um processo mais eficiente:

Mapeie as formas de pagamento oferecidas

Se você oferece várias formas de pagamento na sua empresa, será preciso criar uma régua de cobrança para cada modalidade.

Isso porque a comunicação para clientes que pagam com cartão de crédito precisa ser diferente da comunicação para quem escolhe o boleto bancário.

No primeiro caso, provavelmente você terá que adicionar mensagens de erro no cadastro do cartão e nos dados do cliente, por exemplo.

Por isso, esse mapeamento é o primeiro passo para que você consiga administrar os contatos, as respostas e os pagamentos efetuados.

Escolha os canais de cobrança 

Depois de mapear as formas de pagamento, é muito importante entender o seu Perfil de Cliente Ideal (ICP) para escolher os canais de cobrança corretos.

Seus clientes abrem e-mails? Ou preferem receber SMS? Como vocês costumam se comunicar? Esses canais facilitam muito o recebimento da cobrança, já que um cliente pode alegar que não recebeu um e-mail com a fatura, por exemplo.

Defina os melhores momentos

Com canais e réguas de cobrança montadas, é hora de escolher os momentos para cobrar seu cliente.

Vamos usar o exemplo do boleto bancário. Neste caso, os melhores momentos para usar a régua de cobrança são:

  • Enviar um e-mail assim que a venda for efetuada, com o boleto anexado e o vencimento na mensagem;
  • Um lembrete de vencimento (que pode ser por SMS) um ou dois dias antes que o boleto vença;
  • Enviar uma cobrança amigável caso o boleto não seja liquidado;
  • Depois, um alerta de pagamento pendente com uma semana de atraso;
  • Por último, uma notificação de atraso caso o boleto não seja pago.

Além disso, também precisamos destacar que os detalhes dessa régua de cobrança precisam estar alinhados com o seu modelo de negócio e com o contrato estabelecido com o cliente.

Se vocês negociaram a suspensão do serviço com uma semana de atraso do pagamento, ela precisa ser notificada com antecedência e entrar no fluxo da régua de cobrança, por exemplo.

Automatize seu processo de cobrança

Se você chegou até aqui, parece que é um grande desafio montar essa régua de cobrança, ainda mais se você oferece várias formas de pagamento aos seus clientes.

No entanto, é possível simplificar muito esse processo, com a ajuda de um parceiro especialista em Gestão Financeira do seu negócio!

Com uma plataforma de gestão de cobranças, você não precisa se preocupar com a emissão manual de boletos. 

Além disso, é possível criar uma régua de cobrança totalmente automatizada, disparando os alertas aos seus clientes nas datas que você quiser.

E isso só é possível com uma plataforma completa e que consiga oferecer uma solução ideal para cuidar dessa fase tão sensível do seu negócio!

Portanto, se você gostou deste artigo sobre régua de cobrança e quer conhecer a plataforma da Vindi, que é a mais completa do mercado para a sua empresa, clique no banner abaixo e fale agora com um especialista!

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Cobrança Recorrente

Billing: o que é, importância e como automatizar o faturamento

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billing

Um bom billing pode trazer inúmeros benefícios para o crescimento sustentável do seu negócio.

Além disso, se você trabalha com a cobrança recorrente dentro da sua empresa e está internalizando essa parte do processo, provavelmente está perdendo tempo e dinheiro.

Portanto, neste artigo você entenderá a importância de ter um processo de faturamento automatizado e como fazer isso agora mesmo!

Vamos descrever e ilustrar de forma prática o que é billing e como as empresas usam essa tecnologia.

O que é billing

Basicamente, billing é um sistema de cobrança. Ele pode ser usado para cobrar tarifas, serviços, planos, faturas e tudo o que estiver ligado ao faturamento do seu negócio.

Além disso, é esse sistema que fica responsável pela segurança das suas transações, deixando toda a cadeia produtiva financeira mais aplicável e muito mais ágil. Você vai entender como nos tópicos seguintes.

No entanto, billing não é um tema que começou a ser discutido só agora. Empresas de telefonia, clube de assinatura, de canais à cabo e até mesmo os grandes sites de hospedagem tem um grande desafio com gerenciamento de billing.

Quando falamos de uma cadeira de faturamento completa, com várias opções de pagamento, gestão de cobranças e interface com bancos, bandeiras e adquirentes, precisamos entender daquela complexidade.

E sim, uma empresa pode fechar as portas por não ter um billing adequado, que funcione perfeitamente e seja seguro.

Qual a importância do billing para as empresas

Se a sua empresa está se baseando na Economia da Recorrência para faturar, o billing é ainda mais essencial. 

A otimização do processo, resultado da automação, é o primeiro ponto que podemos destacar. 

Você sabe quanto tempo demora para que a sua equipe financeira consiga encontrar um cliente, gerar um boleto ou identificar os dados do cartão, enviar, esperar que aquela fatura seja paga e receber seu dinheiro?

Com um sistema de cobrança, esse tempo é reduzido, no mínimo, pela metade. E a quantidade de pessoas envolvidas nesse processo também é muito menor.

Além disso, automação do processo de cobrança também reduz a possibilidade de erros, que são muito mais comuns quando o faturamento é gerenciado manualmente. 

Isso pode até não fazer sentido se você tiver algumas dezenas de clientes, mas se você quer atender milhares e milhões de clientes, saiba que deixar esse processo dentro de casa é impossível.

Dessa forma, internalizar o billing não é uma opção sustentável. Pensar em parcelamentos, conciliações, campanhas de desconto, logística, fraudes, inadimplência, cobrança e outros fatores só é possível com a ajuda de um parceiro especialista do negócio.

E essa parte, pode sim ser resolvida pela tecnologia! Portanto, se você tem problemas com esse gerenciamento ou está pensando em crescer com muito mais sustentabilidade, automatize seu faturamento.

Billing ou como automatizar o faturamento

Alguns caminhos podem te ajudar a ter um billing completo e totalmente eficiente. Esse investimento em automação, que retornará em pouco tempo para o seu negócio, é fundamental para:

  • Te dar visibilidade do processo como um todo
  • Reduzir tempo de conciliação
  • Ter mais segurança nas transações
  • Cobrar clientes inadimplentes automaticamente
  • Acabar com as falhas humanas dentro do processo
  • Escalar seu faturamento precisando apenas de um time enxuto
  • Melhorar a eficiência do seu time financeiro
  • Reduzir o Churn involuntário

E muitos outros benefícios! Agora, vamos entender como é possível dar o primeiro passo para automatizar o faturamento da sua empresa?

Tenha uma plataforma de gestão de recebíveis robusta

O primeiro passo, como já dissemos aqui, é ter um parceiro que ofereça uma solução completa para gerenciar seus recebíveis.

Além disso, ter um especialista em billing te dá muito mais confiança para deixar uma parte tão importante do negócio nas mãos de uma outra empresa.

billing

Sistema de billing da Vindi. Foto: reprodução.

É essa plataforma que vai te ajudar a atender mais do que dezenas de clientes e chegar aos milhares.

Automatize a cobrança das faturas em aberto e já vencidas

Pare de cobrar seus clientes pelo telefone e de deixar essa parte do processo com tanta fricção. Automatizando essa parte, seus clientes entrarão em uma régua de cobrança completa, recebendo alertas por e-mail e SMS.

Além disso, automatizar também é sinônimo de prevenção! Isso porque, na régua de cobrança, seu cliente é avisado antes do vencimento de uma fatura. 

Da mesma forma, existem outras ferramentas, como a transação de verificação e a retentativa, que são verdadeiras aliadas no combate à inadimplência. É muito mais liberdade para que você consiga investir e olhar para outras áreas do negócio.

Não use um gateway de pagamento. Eles não sabem fazer billing!

Ter o melhor gateway de pagamento não está diretamente relacionado a ter um bom billing. Aliás, gateways de pagamento não fazem billing, e sim transações de cobrança e gestão de pagamentos online. Fazer billing é bem mais complexo do que parece. Dentro do billing também é importante se você quer garantir segurança e performance das suas transações.

Dessa forma, com um gateway você garante a disponibilidade total do seu serviço, transparência, multiadquirência e inteligência no faturamento de um e-commerce. Para empresas de serviço e de natureza recorrente,  não contrate um gateway de pagamento. 

Diferenças entre billing e sistemas de pagamento

  • Principais atribuições de um gateway de pagamento: disponibilidade, segurança, transparência, acompanhamento de transações em tempo real e boas APIs.
  • Principais atribuições de um sistema que faz billing: inteligência na cobrança, cálculo de faturas e consumo, diversas formas de pagamento, tecnologia para analisar inadimplências e gestão dos envios da cobrança.

Separamos um vídeo para falar sobre gestão de cobranças, confira abaixo.

API para fazer billing com níveis profundos de abstração

Esse é um dos grandes segredos da atuação de um billing. Você precisa ter liberdade para escolher como quer cobrar, e não ficar limitado a essa plataforma.

Você sabe que seu billing está no caminho certo quando ele realmente consegue ser uma solução para as suas cobranças, independente de qual for a sua escolha. 

Por isso, essa API precisa estar pronta para receber integrações, arquitetura de fácil personalização, extração de dados completa e conexão com módulos open sources.

Billing para empresas. Como uma plataforma de cobrança recorrente pode ajudar sua empresa

Não há dúvidas que a forma como fazemos negócios mudou radicalmente nos últimos anos. Se resgatarmos o período dos cheques e das lojas exclusivamente físicas — não muito distante no passado —, podemos perceber um enorme avanço na tecnologia, que envolve desde a massificação de lojas virtuais até os pagamentos feitos pela internet. É inegável que, diante de tantas novidades, a relação entre fornecedores de serviços e produtos e seus clientes se tornou ainda mais fácil e dinâmica.

Acontece que, por se dar de uma forma cada vez mais acelerada, muitos empreendedores enfrentam dificuldades para se adaptarem às mudanças do mercado e, com isso, acabam perdendo muito em competitividade. Questões como a inadimplência, controle de clientes, contratos, transações, regras de preço e de descontos, além, é claro, das próprias modalidades de pagamento (boleto, crédito ou débito), precisam ser tratadas com todo o cuidado, principalmente quando falamos das lojas virtuais ou dos prestadores de serviço que cobram mensalidades ou assinaturas.

É por isso que precisamos ter cuidado na hora de determinarmos os serviços e as plataformas de cobrança, já que, muitas vezes, estamos falando de modelos ultrapassados, apesar de que, para o gestor desatento, aparentam uma roupagem “moderna”. É muito importante fazer uma escolha que se baseie não em uma única transação, mas sim na multiplicidade de situações e transações realizadas em um determinado período. Para isso, o sistema precisa ser desenhado especificamente para essa finalidade.

Já percebeu onde queremos chegar? Sim, um ERP (Enterprise Resource Planning) genérico e tradicional dificilmente atenderá todas as suas necessidades.

É justamente para preencher essa lacuna, decorrente da falta de foco dos ERPs tradicionais, que o RBM (Relationship Business Management) surgiu, um sistema que administra o relacionamento entre os fornecedores de serviço e produtos e seus clientes. Esse será o tema explorado no nosso post! Confira a seguir como o RBM pode ajudar um ERP a cuidar da recorrência!

Gestão de cobranças recorrentes

Como vimos na introdução do nosso material, um ERP dificilmente ajuda o administrador na gestão de cobrança recorrente. Por isso desenvolvemos um hub de pagamento. Por que? Simplesmente porque, na maioria dos casos, é necessário contar com mais de um sistema para fazer tudo funcionar — e a personalização sai cara. Em vez de desenvolver um RBM (Relationship Business Management) sólido, o gestor precisa encarar as limitações de cada sistema tradicional e, para preencher as lacunas, acaba condicionado a aceitar lidar com múltiplas ferramentas, que, sem dúvidas, pode tornar o ambiente corporativo caótico.

Imagine, por exemplo, que uma empresa contenha um emissor de boletos, outro de notas fiscais, além de um ERP para gestão financeira. Adicione, ainda, um sistema para cobranças com cartões e outros. Fica bastante complicado administrar tudo isso, certo? Por isso, se você se encontra nessa situação atualmente, saiba que precisa mudar agora mesmo. Toda essa “tecnologia” poderia ser mais bem gerida ou, ao menos, você poderia contar com um sistema mais enxuto.

Além disso, não podemos nos esquecer de que algumas boas práticas, utilizadas por grandes empresas, podem ajudar muito na hora de administrar o seu sistema de cobrança recorrente. É por isso que vamos trazer, neste capítulo, algumas das principais ações que podem ser adotadas para garantir maior eficiência, melhorar o relacionamento com o consumidor, além de diminuir a inadimplência. Também passaremos alguns dos cuidados que devem ser tomados. Veja a seguir!

Raio-X da inadimplência

A inadimplência sempre vai existir em qualquer negócio, no entanto, mais importante do que calcular provisões para devedores duvidosos e se preparar com estimativas seguras, é entender exatamente o porquê de você ter a taxa de maus pagadores que possui hoje. Existem alguns elementos determinantes para estipular a inadimplência de um negócio, como a precificação, a taxa de cancelamentos, a dificuldades do próprio sistema — muitas vezes os clientes encontram dificuldades para efetuar o pagamento ou não recebem lembretes sobre a fatura —, ou até o controle das datas de vencimento.

Após encontrar os motivos, é preciso agir sobre eles, criando ações que efetivamente sejam capazes de reduzir a inadimplência na sua empresa. Vale lembrar, ainda, que existem técnicas bastante utilizadas que podem ajudar nessa missão. Uma delas são as réguas de cobrança, ou seja, as mensagens de e-mail ou SMS que reforçam o compromisso. É claro que para que isso surta o efeito desejado, é preciso enviar essas mensagens com um mínimo de antecedência — um prazo de 5 dias, por exemplo, é bem razoável. Outro exemplo muito comum são as mensagens de falha de pagamento, por exemplo, no caso de dificuldades no sistema.

Automatização e autoatendimento

Duas coisas que definitivamente não podem ficar de fora do seu sistema de cobrança recorrente. A automatização é fundamental, principalmente nos casos de suspensão e cancelamentos de assinaturas. Mensagens automáticas precisam ser enviadas para que os clientes tenham ciência da inadimplência e dos efeitos indesejados que podem ocorrer (como as multas e a suspensão do serviço). Isso evita que a situação de inadimplência se agrave, além de descartar todos maus pagadores de uma maneira mais rápida. Defina esses critérios previamente e recolha os frutos.

Além disso, o autoatendimento também pode ser muito eficaz para melhorar todo o sistema. Muitas vezes a burocracia para mudar dados cadastrais, por exemplo, acaba dificultando a atualização do sistema. Além disso, se o processo for muito complexo, o cliente também se sente desestimulado a mudar seu plano quando julgar necessário. Por isso, é preciso que o cliente tenha acesso a uma área destinada especificamente a ele, para que possa atualizar dados importantes ou fazer alterações que julgar necessárias. Isso aumentará o dinamismo na sua relação com o cliente.

Criando planos de fidelidade

Esse é um ponto importante na hora de gerir a sua cobrança recorrente. Os planos de fidelidade são extremamente eficazes e trazem uma série de benefícios. Você já deve ter visto por aí uma promoção de assinatura do tipo “assine por dois anos e ganhe 50% de desconto”, normalmente acompanhada por um número restrito de parcelas — no exemplo citado, vamos supor um total de 6 parcelas.

Essa estratégia consegue fidelizar o cliente ao mesmo tempo em que transforma um dinheiro que você só receberia futuramente em um dinheiro presente. Além disso, otimiza o nosso caixa, o capital de giro e diminui a inadimplência, já que prazos mais dilatados costumam ser mais arriscados nesse sentido, mesmo quando as parcelas são pequenas. É um interessante método para aumentar o fator de retenção, mas, evidentemente, é preciso ser testado, já cada segmento de mercado possui as suas peculiaridades.

Métricas importantes

Por fim, é indispensável que você se utilize de algumas métricas para fazer uma gestão de cobrança recorrente completa. Sobre métricas e indicadores, voltaremos a falar sobre o assunto no decorrer do material, uma vez que as plataformas RBM possuem KPIs (indicadores chave de desempenho) destinados exclusivamente para as empresas que trabalham com sistemas de cobrança recorrente. Selecionamos algumas métricas importantes, veja:

  • Churn Rate: essa é a taxa de cancelamento. Ela avalia o quanto o seu negócio perdeu baseado no mês anterior.
  • CAC (Custo de Aquisição do Cliente): como o nome diz, essa é a taxa que determina o quanto foi investido para conquistar o cliente.
  • Lifetime value: essa outra métrica determina a média de receita que um cliente gasta na sua empresa.
  • Payback: determina o período em que o cliente efetivamente passar a gerar um lucro líquido para a sua organização.
  • Growth Rate: nossa última métrica avalia a taxa de crescimento do negócio. É um comparativo entre a receita mensal recorrente deste mês com a do mês anterior.

Conheça as limitações de um ERP

Sim, no capítulo anterior falamos que os ERPs possuem limitações e não nos aprofundamos no tema. O objetivo foi deixar um espaço específico para esse assunto, pois requer uma atenção especial do gestor. Isso porque muitos administradores acabam adotando ERPs sem considerarem as peculiaridades dos seus negócios.

Para começar, a gestão de contratos com faturamento recorrente é diferenciada, e, por isso, exige alguns controles que os ERPs não conseguem atender. Isso ocorre pois os ERPs têm origem em controles industriais e de produtos, que apresentam outras necessidades.

Um exemplo é o próprio gerenciamento de contrato de serviços recorrentes. Apenas poucos ERPs têm módulos de contratos, e, mesmo quando contam com essa funcionalidade, apresentam regras básicas. Infelizmente, na maioria dos casos, o processo no ERP é tratado como qualquer outro pedido pontual, e sabemos que essa não atende às necessidades de quem conta com um sistema de assinaturas ou mensalidades.

Acontece que hoje temos as plataformas RBM, com módulos de CLM (Contract Lifetime Management) muito mais completos, que gerenciam desde a vigência e o reajuste, até a cobrança recorrente. Em outras palavras, podemos criar um sistema voltado exclusivamente para a tarefa.

  • Os ERPs tradicionais não possuem o recurso de Gestão de Serviços e Provisionamento, ao passo que as plataformas RBM já realizam a ativação, suspensão e cancelamento de serviços tendo como base algumas regras de pagamento e vigência. Outra ausência importante é o recurso que mostra o consumo e o extrato de serviços utilizados, algo que faz toda a diferença para o gestor que atua com cobrança recorrente.
  • Por não serem desenhados especificamente para a cobrança recorrente, os ERPs tradicionais possuem ferramentas muito simplificadas de redução de inadimplência, contando apenas com uma listagem das contas a receber em aberto. Sistemas mais atuais e focados, os RBMs alertam boletos não lidos por clientes, fazem comunicação por e-mail ou SMS — necessidade já vista no capítulo anterior —, atualizam as multas e juros automaticamente, entre outros.
  • Outra limitação importante dos ERPs genéricos é que eles não possuem um foco direcionado ao relacionamento com clientes no longo prazo, fidelização, otimização do faturamento, entre outros. Por conta disso, também não contam com regras avançadas de preço, ou seja, não trabalham com valores fixos e variáveis de acordo com o volume ou faixas de uso ou consumo.
  • Indicadores Chave de Performance (KPIs) são fundamentais para qualquer negócio. Cada segmento do mercado tem KPIs específicos e, por isso mesmo, não podemos generalizar e adotar qualquer indicador. Novamente, o ERP tradicional peca pela falta de especificidade. Não conseguem, por exemplo, responder a perguntas fundamentais para quem opera com recebimentos recorrentes, como a quantidade de clientes ativos, por exemplo.
  • A customização de um ERP é extremamente cara e ineficiente. É preciso envolver uma consultoria a cada nova função implementada. Com isso, temos um problema muito comum, já comentado por nós anteriormente: os ERPs comuns costumam apresentar um sistema confuso e cheio de ferramentas para cada atividade — da mais simples até a mais complexa.
  • Por fim, a última limitação diz respeito ao faturamento automatizado das NF-e (Notas Fiscais Eletrônicas). Hoje, os RMBs mais completos estão integrados com uma série de prefeituras, emitindo NF-e com muita facilidade.

O que é um RBM

Já falamos sobre o RBM (Relationship Business Management) ao longo de todo o nosso material, mas ainda não explicamos exatamente do que se trata. Antes de chegarmos ao ponto-chave do nosso artigo, que é a relação entre o RBM e o ERP, precisamos explicar o que é um RBM. Como vimos, a economia da recorrência trouxe uma grande mudança no mundo dos negócios e muitos já se utilizam desse sistema que se baseia na cobrança de mensalidades, ao contrário do que se fazia antigamente, ou seja, da cobrança pontual e única.

Acontece que esse novo sistema também trouxe uma série de dificuldades. Em primeiro lugar, é preciso que as plataformas facilitem o relacionamento de longo prazo com os clientes, uma vez que, ao contrário do pagamento único, o modelo recorrente decorre de múltiplos pagamentos. Para se relacionar, no entanto, é preciso conhecer seus clientes, e isso implica na criação de diversos grupos com características específicas para personalizar o atendimento e estabelecer laços mais fortes com eles.

Além disso, a administração de cobranças e a automatização de processos passou a ser um problema, uma vez que os ERPs tradicionais não são facilmente personalizados e, quando se consegue fazer isso, normalmente acaba saindo muito caro para o bolso do gestor. É para resolver todas as dificuldades encontradas até agora no modelo de cobrança recorrente que o RBM surge. Basicamente, o RBM é um sistema que administra o relacionamento completamente — como vimos, o contrato ou a assinatura. É uma plataforma específica para quem atua dessa forma.

Como vimos, tudo começa pela questão do foco dado pela nova plataforma, única disponível no Brasil direcionada especificamente para sistemas de cobrança recorrente. Ela possui uma série de ferramentas direcionadas, que ajudam o gestor a administrar de maneira efetiva o seu sistema recorrente. Ao contrário dos ERPs tradicionais, o RBM já vem pronto para o sistema de mensalidades ou assinaturas, possuindo, inclusive, indicadores destinados exclusivamente para essa tarefa, além de uma flexibilidade muito maior para a organização de cada cliente/cobrança.

Como o RBM ajuda o ERP a cuidar da recorrência

Agora a pergunta de ouro, que prometemos responder na nossa introdução ao tema e que intitula esse material. Afinal, como um RBM ajuda o ERP a cuidar da recorrência? Ainda falamos de uma maneira geral sobre o assunto, mas é chegado o momento de apresentar o ponto a ponto dos benefícios desta plataforma, que certamente pode substituir o seu ERP tradicional. Para deixar tudo claro para os nossos leitores, resolvemos abordar o tema minuciosamente em dois subcapítulos, que explorarão os benefícios e as funcionalidades da nova ferramenta.

Benefícios do RBM

Vamos começar pelos benefícios do RBM, já que esse é um das maiores dúvidas dos gestores. Para deixar tudo claro, vamos falar sobre cada um dos benefícios especificamente:

Automação

Uma das grandes vantagens do RBM é que você pode fazer o gerenciamento de milhares de clientes sem a necessidade de trabalhos manuais. No entanto, não é essa a característica mais marcante da automação do RBM. O melhor de tudo é que é possível criar uma série de regras específicas para cada um dos clientes — ou grupo de clientes — e, ainda assim, gerenciar tudo automaticamente. Planos de vendas ou assinaturas podem ser realizados de maneiras específicas, o que viabiliza a realização de degustações e promoções.

Por fim, outro aspecto de destaque da automação realizada pelo RBM é que é possível ativar, cancelar ou suspender o acesso a sistemas e serviços do usuário automaticamente, mediante regras específicas destinadas à inadimplência. Ou seja, todo o sistema corre automaticamente para salvaguardar o gestor dos maus pagadores.

Cobrança variável e flexível

É possível realizar uma cobrança flexível com todos os meios de pagamento disponível. Estão inclusos desde o boleto recorrente até pagamentos feitos por intermediadores como o Paypal, o Pagseguro, o Pagpop e o Moip. É claro que, opções básicas como cartões de crédito e débito automático também estão inclusas.

Além disso, é possível criar cobranças de maneira variável, e isso significa que você pode cobrar para cada cliente especificamente a quantidade de serviço ou produto utilizado, dentro da unidade de medida que preferir. Essa flexibilidade toda, sem dúvidas, garante uma competitividade muito grande para o empreendedor no mercado.

Transparência e informação

O sistema é útil e transparente tanto para o gestor quanto para o cliente. Não podemos negar que, do ponto de vista do gestor, é muito difícil administrar todos os milhares de boletos gerados mensalmente pelos clientes. É muito comum que, diante de sistemas caóticos, o gestor facilmente se perca.

Acontece que o RBM fornece para o empreendedor todas as informações necessárias para o desempenho mais dinâmico das suas funções, como a posição da inadimplência, a carteira de cobranças, além de realizar a régua de comunicação com clientes via e-mail ou SMS. Além disso, os indicadores de performance da ferramenta são destinados exclusivamente para os gestores que atuam com cobrança recorrente, como o aumento e diminuição de contratos, evolução de faturamento, entre outros.

Do ponto de vista do cliente, por outro lado, a relação passa a ser transparente a partir do momento que a ferramenta gera extratos de utilização específicos para cada um dos usuários. Em outras palavras, os seus clientes poderão ver exatamente por quais serviços estão pagando, o que aumenta a confiança e melhora o relacionamento — algo fundamental para quem atua com mensalidades ou assinaturas.

Soluções do RBM

Agora que você já conhece os benefícios do RBM, trataremos mais especificamente das soluções que ele oferece para os gestores das mais diversas áreas. Além dos benefícios já mencionados por nós, destacaremos a atuação do RBM, mais especificamente da Smartbill, em Commerce, CLM (Contratos & Assinaturas), Billing e Hub de Pagamento. Vejamos a seguir.

Commerce

A solução da Smartbill possui um módulo de Commerce que simplifica na captação de clientes, auxiliando na venda de produtos e serviços online. No módulo Commerce, você conseguirá integrar todos os seus canais de vendas ao Smartbill, o que favorece todo o sistema. Além disso, poderá criar planos de assinatura diversificados e específicos para cada cliente, com opções de customização para descontos, formas de cobrança, dentre outros.

Por fim, além dos planos específicos, é possível que você customize os planos para cada canal de venda (internet, telemarketing, entre outros).

CLM (Contratos & Assinaturas)

Outra grande vantagem do Smartbill RBM é que você possui um módulo de CLM que permite a gestão customizada e completa de assinaturas e contratos de todos os serviços prestados pela sua empresa. Você pode configurar seus contratos da forma como achar conveniente. Por exemplo, pode criar modelos de cobrança pré ou pós-paga, pagamentos mensais, bimestrais, semestrais ou anuais, além de definir se o pagamento é pontual ou recorrente.

Além disso, para conseguir mais flexibilidade frente aos concorrentes, você pode definir uma tarifa mínima ou franquia, o que melhora a qualidade da captação dos seus clientes.

Billing

No módulo de billing é possível que você calcule a fatura dos clientes com base em regras de preço avançadas e customizadas. Os preços podem ser variáveis, de acordo com a configuração do modelo de negócio, como o preço por tempo, que calcula a fatura de acordo com o tempo de uso do serviço, preço por porcentagem de faturamento, calculo por volume (cumulativo ou não), dentre muitas outras opções.

Ainda é possível realizar outros tipos de ajustes, como realizar ciclos de faturamento, que é quando o faturamento é dividido em ciclos com determinados parâmetros de automação, a tarifa mínima do usuário, onde o cliente paga um valor mínimo e só paga o excesso se ultrapassar a cota, entre outras opções.

Hub de Pagamento

Por fim, ainda contamos com o módulo de Hub de Pagamento, que permite a automatização do processo de cobrança em si. Com isso, é possível reduzir muito as falhas humanas, além de controlar e diminuir a inadimplência. Todas as faturas e os extratos são enviados automaticamente para o cliente, que também recebe o boleto para pagar. Além disso, lembretes são disparados tanto em e-mails, quanto em SMS, reforçando a cobrança junto ao cliente.

Além disso, o boleto é ajustado automaticamente para o período seguinte, em caso de inadimplência. Multas, juros e quaisquer outras penalidades são adicionadas automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana. Por fim, o Smartbill possui uma integração com os principais bancos e operadoras de cartão de crédito, o que permite que você desenvolva um sistema completo para atender e captar clientes.

O mercado é competitivo, os clientes têm necessidades singulares e a tecnologia está cada vez mais avançada. Nesse cenário, o gestor que não se atualizar certamente enfrentará dificuldades. Para se adaptar ao modelo de cobrança recorrente, portanto, é preciso buscar as ferramentas que efetivamente resolvam o seu problema, e não apenas adotar a medida que apresente uma “roupagem moderna”, mas que, no fundo, pode ser muito cara, como são os ERPs tradicionais.

O RBM é uma solução que deve ser testada por qualquer empreendedor que atue nesse tipo de mercado. Esperamos que esse post tenha sanado as suas principais dúvidas!

Com essas dicas, automatizar seu faturamento com certeza será muito mais simples do que você imagina!

Portanto, se você gostou deste texto sobre billing e quer conhecer a solução perfeita para a sua empresa, clique aqui e descubra agora mesmo como você pode vender mais e o melhor: vender sempre!

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