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Pagamento Recorrente: o que é e como funciona?
Pagamento recorrente tem sido um termo muito buscado e esse artigo vamos ilustrar o que é e como funciona.
A experiência do cliente nunca teve tanta importância como nos dias de hoje. O modo como as empresas, independentemente do tamanho, se relacionam e atendem os clientes vem mudando muito (faça essa reflexão!). Antes, o consumidor fazia uma compra avulsa de um produto. Nos dias de hoje, é possível notar que o consumidor busca por acesso, não posse. A chamada economia do acesso evidenciou ainda mais o pagamento recorrente.
O pagamento recorrente vem crescendo cada vez mais no mundo, inclusive no Brasil. Por trazer vantagens para o consumidor e para a empresa, esse modelo de negócio teve grande expansão, indo além dos serviços de academias, escolas e internet, por exemplo.
Neste material, fique saiba o que é pagamento recorrente, como funciona, o que significa pagamento recorrente e muito mais. Acompanhe aqui comigo até o final, beleza?
Pagamento recorrente: o que é e como funciona?
Primeiro, vou explicar o que é pagamento recorrente, está bem? Este modelo é usado para serviços de uso contínuo, como o pagamento de mensalidades ou “assinaturas”. E, isso não é algo recente não, viu?
Lembra quando seus pais ou algum tio assinava jornais ou revistas? Então, eles faziam um pagamento mensal ou semanal, por exemplo, e recebiam em casa com uma certa periodicidade esses materiais.
A ideia é que, enquanto houver prestação de serviço, o cliente vai continuar pagando conforme a duração do contrato, que pode variar para cada caso. O pagamento recorrente nada mais é que um sistema que automatiza as cobranças de mensalidades, planos e assinaturas.
É o principal modelo de cobrança e faturamento das empresas chamadas “recorrentes” e embora exista o conceito de faturamento automático, ter um negócio recorrente requer além de um simples sistema para cobrar e automatizar faturamento.
Veja mais alguns exemplos do dia a dia
Se você acha que esse modelo de cobrança não facilita a vida dos consumidores, pare e pense aqui comigo sobre os serviços que você usa de forma contínua. Pensou?
Você, provavelmente, deve assinar algum serviço de streaming, como Netflix e Spotify, certo? Os valores desses serviços caem no seu cartão mensalmente, de forma automática. Isso, faz com que essas faturas não fiquem no esquecimento e interrompam o seu acesso.
Além desses exemplos mais atuais, vamos pensar nas tradicionais contas de água, luz, telefone, internet, condomínio, etc. Essas contas também são cobranças recorrentes, o que podemos chamar de débito recorrente.
Viu só? O pagamento recorrente já faz parte do nosso dia a dia antes mesmo de termos essa consciência, né?
Como o pagamento recorrente funciona?
Agora, vamos entender como funciona o pagamento recorrente! Em primeiro momento, é importante salientar que o pagamento recorrente acontece em períodos pré-determinados.
Ou seja, o consumidor sabe a data que vai realizar o pagamento, podendo esse pagamento ser semanal, mensal, trimestral, anual e, até mesmo, diariamente.
O que caracteriza esse tipo de pagamento é que ele ocorre de forma automática. Além disso, é uma operação que não toma o limite do cartão do cliente, somente o valor de cada mensalidade, até mesmo no momento da aquisição. Isso, difere o pagamento recorrente do parcelamento.
Outro exemplo de pagamento recorrente é a academia, como a BlueFit. Nos dias de hoje, não é mais preciso entregar 12 cheques para que fossem descontados a cada mês, em um plano anual, por exemplo. Hoje, o valor cai direto no cartão na data acordada. Muito mais simples, né?
Qual é a diferença entre pagamento recorrente e cobrança recorrente?
Agora, você já sabe o que é pagamento recorrente, certo? Mas, sei que você deve estar se perguntando qual é a diferença entre esse modelo de pagamento e a cobrança recorrente, adivinhei?
Do ponto de vista técnico, é a mesma coisa. Quando falamos de pagamento recorrente, estamos nos referindo ao processo de pagamento como um todo. Ou seja, a cobrança através de cartão de crédito, débito ou boleto, o pagamento automático, a segurança nas transações e o controle total dos assinantes.
Embora a maioria das pessoas tenham em mente que pagamentos recorrentes sejam só centralizados e permitidos com cartão de crédito, esse tipo de cobrança também é permitido por boletos, débito em conta e PIX.
Seguros de carro, planos de saúde e serviços de consultoria, por exemplo, são muito cobrados por emissão de boletos bancários. Assim como a maioria das concessionárias (água, luz e telefonia) usam o débito em conta para gerenciar pagamentos recorrentes.
Mas não tenha dúvida: o método mais eficaz é o cartão de crédito!
Resumindo como funciona esse modelo de pagamento
Então, para descrever em poucas palavras o que é pagamento recorrente, fiz alguns tópicos. Vamos conferir?
- Válido para serviços e produtos de uso contínuo;
- Deve ser feito de forma automática;
- É caracterizado por periodicidade, planos ou assinaturas;
- A transação é capturada por um gateway ou sistema de pagamentos (adquirentes e subadquirentes, por exemplo);
- Diferente do parcelamento, não toma o limite do cartão do cliente;
- Traz vantagens para a empresa e para o cliente.
Como obter este tipo de pagamento na empresa?
Independentemente do tamanho na sua empresa e segmento, para ter um pagamento recorrente, é preciso que você venda produtos ou serviços de forma contínua. Ou seja, se o seu negócio possui um modelo de venda recorrente, você pode usar um sistema que faça todo esse processo. Por isso, vou listar aqui algumas opções, mas saiba que são várias!
- Educação: cursos livres, escolas de ensino médio e fundamental, cursos EAD, graduação, pós-graduação, cursos de idiomas, etc.
- Academias: academias tradicionais, estúdios de pilates, academias de crossfit, personal trainer, etc.
- Beleza: clínica de estética, salões de beleza, espaço de depilação, designer de sobrancelha, etc.
- SaaS: válidos para diferentes negócios que vendem serviços online.
Muitas empresas têm um processo manual para realizar cobranças, gerenciar clientes e analisar o faturamento. Além de muito tempo gasto, esses processos podem conter erros, o que vai fazer com que os funcionários gastem mais tempo ainda fazendo os ajustes.
Por isso, com o pagamento recorrente, você busca por uma plataforma tecnológica que possa fazer essas tarefas de forma ágil e descomplicada.
Quais são os benefícios do pagamento recorrente para a empresa?
Como já entendemos o que é o pagamento recorrente, vamos verificar as vantagens. Os benefícios para a empresa são variados, desde organização financeira até automatização de processos. Afinal, tempo é dinheiro, né?
Veja algumas vantagens para as empresas:
- Cobranças automatizadas;
- Redução da inadimplência;
- Mais previsibilidade do faturamento;
- Receita recorrente;
- Mais tempo para focar em outras tarefas.
Benefícios da cobrança recorrente para o cliente
Os clientes também têm vantagens quando o assunto é pagamento recorrente. Por isso, confira alguns:
- Não esquece de realizar o pagamento por ser algo automático;
- Não ocupa o limite do cartão de crédito;
- Maior escolha de como deseja realizar o pagamento.
Ter um sistema de assinaturas facilita inclusive a relação do cliente com a empresa: dando flexibilidade na hora de contratar e de cancelar, visibilidade das cobranças e previsão dos gastos com as cobranças. No exemplo abaixo do clube de assinatura de livros “Tag”, vemos que um dos diferenciais de um sistema de pagamentos recorrente é justamente adequar tipos de cobranças (e periodicidade) diferentes para tipos de clientes, orçamento e tipos de cobrança.
Note que as duas opções são bem diretas: um plano anual, outro mensal. Na figura 1 a escolha dos planos, na figura 2, o método de pagamento.
Pagamentos Recorrentes “Case TAG”
Empresas que usam esse modelo de pagamentos recorrentes
Todo mundo conhece a Netflix como o principal case de assinaturas, mas a maioria das empresas de tecnologia no Brasil e no mundo, usam sistemas de cobrança com recorrência, para vender.
Todas empresas de streaming de filmes (Disney, HBO, Prime Amazon e etc), usam um billing recorrente, as gigantes da tecnologia e SaaS: Microsoft, Google, Apple, Adobe, Salesforce, Oracle e IBM, têm em sua maior parte da receita, uma plataforma de cobrança recorrente. O setor de entretenimento adulto mudou 100% do modelo de publicidade para assinaturas. Assim também e com esportes (sócio torcedor e clubes), games, segurança, cloud, telefonia, internet e até alimentação, usam o modelo para vender seus produtos e serviços.
Qual plataforma é ideal para esse modelo de pagamentos?
A Vindi é uma plataforma completa para realizar pagamentos online. Ela proporciona total liberdade para que a empresa escolha como deseja cobrar dos seus clientes. Além disso, é possível automatizar diversos processos, ter uma régua de comunicação, enviar notificações, fazer gestão de clientes e muito mais.
Cases da Vindi
A Vindi possui mais de 6,000 clientes, dentre clubes de assinaturas, SaaS, serviços, academias, ONGs, escolas e etc. Separamos abaixo, alguns dos nossos clientes de diferentes segmentos e modelos.
Nerd ao Cubo
O Nerd ao Cubo é um dos clubes de assinatura mais expressivos e importantes do Brasil. Líder em entregar kits geek em casa, está com a Vindi há tempos e usa os sistema de cobrança recorrente e billing da empresa.
- Fundação: 2015
- Categoria: Clube de assinatura
- Modelo de vendas:
- Local: São Paulo – SP
Conheça: Nerd ao Cubo
Arquivei
O Arquivei é um SaaS que monitora todas NFes emitidas contra seu CNPJ, faz download automático do XML/PDF e armazena na nuvem. Se sua empresa emite ou recebe notas fiscais, o Arquivei pode te ajudar. O Arquivei tem como missão reduzir o tempo gasto nas tarefas diárias relacionadas à notas fiscais eletrônicas da empresa e, a partir, das informações valiosas das notas, oferecer de modo automático Business Intelligence na ponta dos dedos.
- Fundação: 2010
- Categoria: SaaS
- Modelo de vendas: B2B
- Local: São Carlos – SP
Conheça: Arquivei
Clicksign
A Clicksign é uma plataforma online para assinar documentos. Com milhares de empresas clientes, o software é simples, rápido, seguro e juridicamente válido no Brasil. A Vindi também usa Clicksign e ajuda você a fechar negócios com mais eficiência, reduzindo a burocracia. De vendas e pedidos de compra a contratos de longo prazo e aprovações internas.
- Fundação: 2010
- Categoria: SaaS
- Modelo de vendas: B2B
- Local: São Paulo
Conheça: Clicksign
Laranja Deli
- Fundação: 1965 (fundação da fazenda)
- Categoria: Clube de assinaturas e e-commerce
- Modelo de vendas: B2C e B2B
- Local: Sorocaba – SP
Conheça: Laranja Deli
Clube Dotz
Dotz é a sua moeda para a vida render mais. Cada compra feita nos parceiros rende Dotz, que rendem produtos, passagens aéreas e muito mais. Já o Clube Dotz é um clube de assinatura do mercado loyalty (fidelidade), para que o cliente possa acumular Dotz e trocar pelos produtos ou serviços que quiser. Um dos maiores clubes de fidelidade por assinatura do Brasil.
- Fundação: 2000
- Categoria: Clube de assinaturas
- Modelo de vendas: B2C
- Local: São Paulo – SP
Conheça: Clube Dotz
Quer ser parte das empresas que mais cresce no Brasil, vem para a Vindi!
Torne a sua empresa em um modelo recorrente e tenha diversos benefícios. Clique aqui e conheça a plataforma Vindi.
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Pesquisa sobre assinaturas – como o brasileiro consome negócios recorrentes
A Vindi lançou uma pesquisa sobre assinaturas muito completa.
Até aqui é a única pesquisa focada em entender o perfil do brasileiro ao consumir assinaturas e negócios recorrentes no país. Com dados completos sobre perfil de consumidor, região, idade e preferências, a PESQUISA SOBRE O MERCADO DE ASSINATURAS NO BRASIL, está em densa e com dados abertos de segmentos, produtos, serviços e principais marcas entre os consumidores.
Além do perfil de consumo, dados de cobrança recorrente, meios de pagamento preferidos e a relação com assinaturas estão detalhadas no estudo.
Ao acessar a pesquisa, você terá os seguintes dados:
- Perfil detalhado e personas dos assinantes do Brasil;
- Dados sobre o crescimento de assinaturas e número de clientes;
- Destaques do mercado por região do país;
- Serviços e produtos mais consumidos;
- Percepções do público sobre os serviços e produtos;
- Vantagens do modelo de assinatura;
- Principais lições do mercado da recorrência;
- Mapa dos clubes de assinaturas;
- Cases de sucesso e empresas que falharam;
- Principais desafios do mercado de assinaturas;
- Tendências do mercado para os próximos anos;
- Plataformas de e-commerce para clubes de assinatura.
Separamos alguns highlights da pesquisa feita pela Vindi.
- Apesar de ter apenas 2% dos consumidores no total da pesquisa, o Norte tem o maior ticket médio, pois concentra 40,5% dos consumidores que gastam acima de R$ 300,00 com assinaturas;
- Na contramão do Norte, o Nordeste apresentou o menor ticket médio, com 10,7% dos assinantes que gastam até R$ 30,00 com esse tipo de serviço;
- No Sul, o maior percentual de gastos fica na faixa de até R$ 50,00 (18,7% dos assinantes);
- Já no Sudeste, 37% dos consumidores gastam entre R$ 100,00 e R$ 300,00 com assinaturas;
- O serviço de streaming Netflix é líder absoluto em todas as regiões do país, chegando a bater 90,7% da preferência no Sudeste ( o segundo lugar fica com o Spotify);
- O Sudeste e o Centro-Oeste empataram com a maior média de assinaturas do país, totalizando 9 serviços por consumidor, seguidos do Sul com 8 e do Norte e Nordeste com 7.
Para acessar a pesquisa sobre assinaturas completa, clique aqui.
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Carros por assinatura no Brasil: conheça as marcas que apostam nesse modelo
Não é de hoje que o consumidor brasileiro busca opções de mobilidade que sejam alternativas à compra de um veículo, como os carros por assinatura.
E não é para menos: o custo da aquisição e manutenção de um carro não é dos mais baixos no país.
Nesse sentido, a “mobilidade pay-per-use” tem atendido bem o público que busca baixar os custos de locomoção, mas sem perder o conforto.
O sistema “pay per use” está presente em nosso dia a dia em diversas utilidades, como aluguel de equipamentos e serviços. Você paga proporcionalmente ao uso, não sendo “proprietário” do bem, mas podendo desfrutá-lo pelo período contratado.
Essa é a lógica também dos serviços On Demand, como a Netflix, que cobra pelo acesso e não um produto específico. Tudo isso é o centro da Economia da Recorrência, cuja lógica gera o acesso a diversos bens para pessoas de diferentes realidades socioeconômicas, além de ser mais sustentável a longo prazo.
Carros On Demand
No setor de veículos, estamos acostumados às tradicionais locadoras de carros, como Movida, Localiza e Rent a Car. Geralmente elas têm diversos modelos à disposição do cliente, cobrando pelo tipo de carro e pelo tempo de uso, além de outras taxas.
Mas, esse mercado, antes dominado pelas locadoras, vem ganhando novos players nos últimos meses, e se tornando mais atrativo.
E as novidades estão surgindo direto da fonte: as próprias montadoras estão percebendo o potencial dos carros por aluguel e começando seus serviços de assinaturas de veículos, em parceria com as concessionárias. O maior atrativo é que oferecem carros 0km para o assinante.
As vantagens da assinatura de carros vão além: em um único preço, o cliente não precisa se preocupar com IPVA, seguro, licenciamento e outros custos.
No Brasil, o mais novo entrante desse sistema é a Renault, que lançou seu programa de assinaturas “Renault On Demand” na última quarta-feira (20).
No exterior, as assinaturas diretamente das marcas já é uma prática conhecida. Se você tiver curiosidade, aqui no blog já trouxemos os cases da Porsche, da Audi e outros.
Agora, conheça mais sobre as marcas brasileiras que estão iniciando a focar não só na venda, mas nas assinaturas de seus automotores.
Renault On Demand (Renault)
Lançado ontem (20), o Renault On Demand já está em funcionamento em seu site. O programa oferece, por enquanto, a escolha entre 4 modelos de carros da marca, desde o mais básico (Kwid Zen) até um mais top de linha, o Duster Iconic. Todos são 0km.
O bacana é que a assinatura do Kwid Zen é a mais barata dentre todas as opções de carros por assinatura do mercado, inclusive os da Fiat e da Volkswagen.
O tempo mínimo de contrato é de 12 meses, podendo expandir para 24 ou 36 meses. Confira abaixo os preços de saída anunciados:
- Kwid Zen 1.0: R$ 869/mês;
- Kwid Outsider 1.0: R$ 879/mês;
- Stepway Iconic 1.6 CVT: R$ 1.539/mês;
- Duster Iconic 1.6 CVT: R$ 1.699/mês.
Os preços variam de acordo com a franquia de quilometragem por mês escolhida pelo cliente, que começa em 500 km/mês. Se os parâmetros forem alterados, os preços sobem.
Também é possível optar por adicionais. Já seguro, impostos ou manutenções são por conta da Renault. A assinatura inclui todas as documentações e taxas do veículo pagas, como IPVA, licenciamento, emplacamento etc. Além disso, conta com Assistência 24h para o condutor.
Flua! (FCA – Fiat e Jeep)
O programa Flua!, da montadora FCS, dona das marcas Fiat, Chrysler e Jeep, também entrou no mercado de carros por assinatura recentemente, em 15 de janeiro deste ano.
A princípio, a Flua funciona em um projeto-piloto que envolve 32 concessionárias localizadas no estado de São Paulo e Paraná.
Ele oferece uma quantidade maior de opções em relação aos concorrentes, sendo 11 da Fiat e 4 da Jeep, também 0km.
- As assinaturas mais baratas começam com o modelo Fiat Argo Drive 1.0 Flex, por R$1.350,00/ mês (contrato de 36 meses, com franquia mensal de 1.000 km).
- Já o mais caro da Fiat é o modelo Fiat Toro Ultra 2.0 AT9 4×4, que chega a R$ 3.750/ mês nas mesmas condições de contrato.
- Na categoria Jeep, entram os modelos Compass e Renegade, com suas variáveis de modelo. O Renegade começa em R$ 2.410/ mês, enquanto o Compass Trailhawk chega a R$ 4.380.
Para uma noção real dos preços, o cliente precisa determinar o período de locação e a franquia de quilometragem mensal, pois esses fatores impactam diretamente no valor. Da mesma forma que os concorrentes, IPVA, Seguro Obrigatório e Licenciamento são responsabilidades do programa.
Os pagamentos são feitos por boletos bancários, enviados mensalmente para o e-mail cadastrado, ou por cartão de crédito.
Um ponto interessante é que ao término do período de assinatura, o cliente tem a opção de devolver o veículo ou comprá-lo com prioridade e valores pós-fixados.
VW Sign and Drive (Volkswagen)
Lançado em novembro de 2020, o programa VW Sign and Drive, da Volkswagen, só estará disponível para a cidade de São Paulo e interior, e ainda não são todos os veículos que estão liberados para o serviço.
As opções são ainda limitadas a parâmetros não configuráveis: 24 meses como período de contrato, e franquia de 1.800 km/mês. Nessas condições, os preços são:
- Jetta: a partir de R$2.999,00/mês
- Tiguan: a partir de R$3.659/ mês.
Em breve, a montadora pretende disponibilizar também os modelos T-Cross e o Virtus.
Serviços inclusos: documentação, seguro, manutenção preventiva, assistência 24 horas, gestão de multas e rastreador.
Entenda mais sobre os serviços por assinatura no Blog da Vindi! Veja nossas sugestões:
✔️ Mercado de Clubes de Assinatura: overview do ano + tendências para 2021
✔️ Apple ataca Netflix, Google, Spotify e Disney com modelo de assinaturas
✔️ Startup YVY é um dos clubes de assinatura que crescem na crise
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PCI Compliance: o que é e por que essa certificação é importante
Seja numa compra avulsa ou recorrente pela internet, os cartões de crédito ocupam a posição de meio de pagamento mais utilizado. Mas muita gente desconhece que, para que as transações por cartão ocorram de maneira segura, existe uma série de regras que as empresas que processam pagamentos devem seguir, o chamado PCI Compliance (PCI-DSS).
Todos os provedores de sistemas que participam do processamento de dados de cartões durante uma transação comercial são obrigados a seguir os requisitos de segurança do PCI-DSS.
No post de hoje, você poderá entender o que é PCI Compliance e por que sua empresa precisa se preocupar com essa certificação na hora de contratar uma solução de pagamentos.
O que é PCI Compliance (PCI DSS)?
Em tempos de economia digital, empresas no mundo todo estão cada vez mais expostas do ponto de vista de segurança de dados na internet.
Portanto, para ter a almejada segurança na venda online é preciso que as empresas responsáveis por processar os pagamentos e dados sensíveis de cartão sejam altamente seguras e certificadas.
O PCI Compliance, ou “PCI DSS”, é uma das maiores certificações de segurança do mundo. A sigla traduzida para o português quer dizer: Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento.
Nesse sentido, a certificação PCI DSS é a maneira mundialmente mais aceita de se assegurar essa confiabilidade.
Ele foi criado pela indústria de cartões para gerar um conjunto de requisitos que visam a segurança de transações por cartão pela internet. Isso porque as principais regras mantêm o sistema protegido de invasores, protegem as informações dos titulares, monitoram e testam as redes constantemente, além de criarem uma rede segura para a condução das transações.
Quais são os níveis do PCI Compliance?
Existem 4 níveis de certificação PCI: 1, 2, 3 e 4.
A divisão entre os níveis de certificações é configurada conforme a quantidade de transações processadas pela empresa de pagamentos por ano.
Assim sendo, esses níveis determinam a quantidade de esforços que serão necessários para se adequar ao PCI DSS. O nível 1 é o mais rígido e seguro e voltado para empresas com mais de 6 milhões de transações por ano.
Por que minha empresa deve se preocupar com isso?
Se você recebe pagamentos através de cartões de crédito ou tem um gateway no meio do processo, saiba que ele precisa ter obrigatoriamente essa certificação. Então, no momento de decidir qual o provedor do meio de pagamento que sua empresa utilizará, o decisor precisa entender e se preocupar com isso por alguns motivos:
- Responsabilidade legal: sua empresa deve se proteger contra o vazamento ou roubo de dados dos clientes por terceiros;
- Confiança: eleger um provedor com a certificação PCI é ter a garantia de ter processos de segurança validados pela indústria de pagamentos;
- Obrigatoriedade das normas: se você está usando uma solução sem a certificação, o risco de um problema é muito alto;
- Prevenção a fraudes: o PCI gera menos preocupações com chargebacks decorrentes de fraudes com dados de cartão.
Em qual empresa de pagamentos devo confiar?
Conte com empresas que tenham esse certificado. A Vindi, por exemplo, cumpre rigorosamente os padrões dessa certificação e passa por auditorias periódicas a fim de manter a conformidade com a indústria de cartões.
Ela possui PCI DSS Level 1, versão 3.2, certificado pela Trustwave. Este é o padrão de segurança mais alto da indústria de pagamentos e a versão 3.2 é a mais recente.
Por isso, vender através da Vindi é ter a certeza da segurança nas transações e a tranquilidade nos métodos de pagamento disponíveis no Brasil.
Para informações técnicas, acesse nosso link com o detalhe da certificação.
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