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O que é economia da recorrência e como ela mudou a tecnologia
Neste artigo vamos falar sobre economia da recorrência.
Você notou que nos últimos anos surgiram diversos clubes e serviços por assinatura? Hoje, podemos acessar diversos bens, experiências, produtos e serviços pagando pouco ou menos do que o normal. Você provavelmente deve ter parte grande do orçamento dentro do que chamamos de “recorrência”. A maior parte dos gastos de uma família são mensalidades de serviços.
É o que chamamos de economia da recorrência, ou simplesmente de economia das assinaturas. Para ser mais direta, para a Vindi essa economia é “transformar clientes em fãs”.
O que é economia da recorrência?
Economia da recorrência é um termo que traduzimos em 2013 para exemplificar melhor o termo “subscription economy” ou “membership economy”, mas nada mais do que é: a economia das mensalidades, das assinaturas e dos planos.
Toda empresa que vende através de assinaturas, planos e mensalidades, estão inseridas e incluídas dentro da economia da recorrência. Você como consumidor, também está inserido do ponto de vista de “assinante”. Se você paga serviços de assinaturas como Netflix, Spotify, Adobe, paga um seguro, paga uma mensalidade escolar ou qualquer outro plano recorrente, você está inserido nessa economia, que transformou diversos setores.
Economia da recorrência não está ligada simplesmente a clubes de assinaturas, como alguns imaginam.
Em 2019, por exemplo, houve um crescimento global de 18% na receita dos clubes de assinatura, enquanto o faturamento do modelo tradicional aumentou apenas 4%, segundo o Relatório da consultoria McKinsey. Em 2020, com crise da Covid-19, esse número é ainda mais representativo. Durante a pandemia foram lançados 800 novos clubes e a previsão é de que o setor feche 2020 com alta de 12%. Ou seja, os serviços de assinaturas foram resilientes até mesmo numa das piores crises globais do último século.
Quais segmentos estão dentro da Economia da Recorrência?
Vamos ilustrar nesse tópico, alguns exemplos práticos de empresas com modelo recorrente, que estão nessa economia. Mais do que a “Economia do Futuro”, a Recorrência já está no nosso presente.
Que tipo de empresa está inserida nesse modelo?
- SaaS – software as a service;
- Clubes de assinaturas;
- Academias de ginástica;
- Escolas (inclusive EAD);
- Tecnologia;
- Mercado Adulto;
- Games;
- ONGs;
- Associações de classes de todos os tipos;
- Sindicatos;
- Entretenimento;
- Imóveis;
- Mobilidade.
Veja, então, no post de hoje, alguns exemplos práticos de como ela está totalmente atrelada ao nosso dia a dia:
Entretenimento
Antigamente, para assistir filmes, ouvir músicas ou jogar videogame era muito comum termos em casa pilhas de DVDs, fitas cassete e CDs (ou mais antigos ainda, os discos de vinil). Hoje, quando pensamos em entretenimento, bastam as assinaturas das plataformas, como Netflix, Amazon Prime Video, Spotify, Deezer, Luna e tantas outras, para ter acesso a milhares de filmes, músicas e games.
Essas plataformas são exemplos de como determinados produtos se massificaram (se tornaram acessíveis às massas) pela Economia da Recorrência. Eles se tornaram baratos e acessíveis em qualquer dispositivo, eliminando os diversos aparelhos e formatos físicos. E esse foi um grande salto para a indústria do entretenimento produzir mais e melhor.
Transporte
Se o objetivo das gerações anteriores (Boomers e Geração X) era ter um bom carro na garagem e, num alto padrão de vida, trocar de carro todo ano, hoje esse já não é mais o sonho de boa parte dos jovens.
Isso porque as formas de se deslocar ficaram muito mais fáceis pelos apps, seja um Uber ou um carro alugado. Isso elimina preocupações como seguro de automóvel, impostos e outras questões, e permite até mesmo tirar uma onda andando por aí com carros de luxo por assinatura. Este é mais um exemplo da transformação da Economia das Assinaturas em setores tradicionais como o de veículos.
Moradia
O sonho da casa própria também não está tão em alta. Hoje, ao invés de fixar residência, muitos Millennials preferem ser nômades, e contar com soluções de moradia mais flexíveis, como o aluguel de casas pelo Airbnb, ou até mesmo um coliving por assinatura como a Housi. É uma forma de cortar também os gastos fixos de manutenção de uma casa, e além disso, poder morar em qualquer lugar do mundo se for a intenção.
Experiências
A nossa forma de comprar mudou. Estamos mais em busca de experiências do que de produtos isolados. Nesse sentido, os Clubes de Assinaturas revolucionaram o mercado pela sua nova forma de se posicionar como uma experiência e não como produto.
No geral, a entrega em casa já é um diferencial das assinaturas. O cliente só precisa escolher seu plano e deixar que o clube selecione os melhores produtos para seu perfil, embale de forma impecável e envie para seu endereço em datas convenientes.
Daí que hoje podemos não mais “comprar um vinho”, mas sim receber rótulos exclusivos e diferentes em uma caixa selecionada para nosso perfil; “ter uma experiência de beleza e autoestima” ao assinar uma box de cosméticos; “o sabor da fazenda na mesa” ao optar por uma assinatura de geléias e queijos artesanais, e por aí vai.
Este é o pulo do gato. Transformar produtos comuns, até mesmo triviais, em experiências únicas. Como? Oferecendo curadoria, personalização e comodidade ao consumidor.
Esses foram alguns exemplos de como esse tipo de Economia do Acesso transformou nossas atividades mais cotidianas, além de nossos projetos de vida e o uso de recursos financeiros e do planeta. Esqueça propriedade e seja bem-vindo ao mundo das assinaturas.
A Vindi estuda tanto o mercado de assinaturas que fundamos um inclusive, o maior movimento sobre o tema no Brasil. A gente tem um evento e um portal focados nessa transformação. O “Recorrência” é nosso evento oficial e colocamos todas os assuntos relacionados. Acesse aqui.
Alguns cases da Vindi: SaaS, clubes e serviços
Fizemos questão de colocar alguns cases de recorrência e de negócios de assinatura aqui nesse tópico. Ilustramos de forma um pouco mais ampla os cases, de diferentes tipos e segmentos.
Brastemp
Sim, a Brastemp tem um serviço de assinaturas. É muito simples o apelo: ter água pura em sua casa, com a assinatura de purificador de água da Brastemp.“Água pura todos os dias”. A Assinatura de Purificadores Brastemp é um modelo de locação/aluguel de purificadores de água com um valor fixo mensal, que incluem diversos serviços para deixar sua vida com menos preocupações e uma maior qualidade e saúde em seu dia a dia.
Leiturinha
Um dos clubes de assinaturas mais legais do país, o Leiturinha nasceu como um clube que entrega livro na casa das famílias. Focada em conteúdo infantil, o clube evoluiu para uma loja, para uma plataforma de streaming e fez uma fusão com o maior aplicativo para crianças no mundo. Além do impacto no envio das famílias e na educação das crianças, o Leiturinha conseguiu como ninguém, escalar na entrega de produtos físicos: especialmente no mercado editorial, que vem sofrendo uma grande mudança no varejo. É um dos primeiros clientes da Vindi.
A Caixa do Rock
Além de produtos escolhidos a dedo por uma curadoria, e entregues na casa dos assinantes, tudo ligado ao mundo do rock e de alta qualidade, por valores excelentes, por nossas ótimas condições com fornecedores parceiros de todo país. Você ainda tem vantagens surpresas fora da caixa, como descontos e VIPs em pubs e shows, bolsas em escolas de músicas, parcerias com estúdios, vouchers e cupons pra lojas físicas, feiras, exposições de rock, fora as doideiras que a gente inventar.
Empiricus
Maior casa de research de investimentos do Brasil, com mais de 300 mil assinantes, a Empiricus é um “colosso” em marketing e crescimento. Com diversos planos recorrentes e tipos de assinaturas, é muito influente no mercado financeiro e tem uma boa responsabilidade em educação em investimentos no país. Recentemente a empresa foi adquirida pelo BTG.
Além de serem boa parte dos orçamentos familiares no Brasil, saúde e estética são grandes motores da chamada economia da recorrência. Além de estúdios de pilates, academias, espaços de cross training e personal training, centros e franquias de estética começam a usar o pagamento recorrente de forma muito estratégica. Conheça os cases que separamos em saúde e estética.
Smartfit
A maior rede de academias da América Latina veio de uma criação dentro da operação da Bio Ritmo, rede premium que foi fundada em São Paulo. A criação da Smartfit revolucionou o mercado de academias e fitness no Brasil e eles foram um dos primeiros grandes grupos a pensar em pagamento recorrente e em oferecer acesso às unidades de treino através de uma assinatura. Para quem tem boa memória, a Smartfit começou vendendo planos a R$29,90 por mês. Foi uma grande mudança para o setor, tanto que muitas redes e pequenas academias de ginástica seguiram o caminho da Smartfit, com baixo custo de mensalidade (low cost) e ótima estrutura.
Pró-Corpo
A empresa que nasceu como um centro de estética, se transformou num dos maiores cases de varejo de beleza do Brasil. Com planos de pagamentos recorrentes flexíveis, assinantes podem fazer tratamentos de estética como cirurgias plásticas, depilação e correções faciais. A Pró-Corpo é um grande case recorrente, porque não se limitou às lojas físicas, indo além tanto na experiência do cliente como na forma de vender. Você pode começar tratamento pagando bem pouco.
Conquer
A Escola Conquer é uma escola que ajuda os profissionais a entrarem no movimento de transformação digital e na educação da nova economia: onde novas profissões estão sendo formadas. Fundada por três empreendedores em Curitiba, recentemente, a escola fez um acordo com o grupo Wiser (antiga WiseUp) do empreendedor Flávio Augusto.
Alura
Maior escola de tecnologia do Brasil, a Alura nasceu dentro da tradicional Caelum (presencial) e com a iniciativa, cresceu e atingiu milhares de clientes pelo Brasil, interessados em aprender programação, design, marketing digital e negócios num EAD de deixar qualquer plataforma “gringa” de cabelo em pé.
Etus
A Etus é um sistema de gerenciamento de redes sociais que escala e ajuda clientes no modelo SaaS. A empresa fundada em 2015 em São Paulo, tem uma plataforma muito completa para que empresas possam gerenciar, analisar dados e fazer campanhas em redes sociais. Empresas também usam a Etus para agendamento de posts. A plataforma da startup tem integração com LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter entre outras.
Quer apostar no modelo da Recorrência para seu negócio? Então entenda como a Vindi, que já atende mais de 6.000 clientes, pode ser a parceira ideal para a monetização e cobrança de assinaturas. Fale com nossos especialistas aqui:
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Pesquisa sobre assinaturas – como o brasileiro consome negócios recorrentes
A Vindi lançou uma pesquisa sobre assinaturas muito completa.
Até aqui é a única pesquisa focada em entender o perfil do brasileiro ao consumir assinaturas e negócios recorrentes no país. Com dados completos sobre perfil de consumidor, região, idade e preferências, a PESQUISA SOBRE O MERCADO DE ASSINATURAS NO BRASIL, está em densa e com dados abertos de segmentos, produtos, serviços e principais marcas entre os consumidores.
Além do perfil de consumo, dados de cobrança recorrente, meios de pagamento preferidos e a relação com assinaturas estão detalhadas no estudo.
Ao acessar a pesquisa, você terá os seguintes dados:
- Perfil detalhado e personas dos assinantes do Brasil;
- Dados sobre o crescimento de assinaturas e número de clientes;
- Destaques do mercado por região do país;
- Serviços e produtos mais consumidos;
- Percepções do público sobre os serviços e produtos;
- Vantagens do modelo de assinatura;
- Principais lições do mercado da recorrência;
- Mapa dos clubes de assinaturas;
- Cases de sucesso e empresas que falharam;
- Principais desafios do mercado de assinaturas;
- Tendências do mercado para os próximos anos;
- Plataformas de e-commerce para clubes de assinatura.
Separamos alguns highlights da pesquisa feita pela Vindi.
- Apesar de ter apenas 2% dos consumidores no total da pesquisa, o Norte tem o maior ticket médio, pois concentra 40,5% dos consumidores que gastam acima de R$ 300,00 com assinaturas;
- Na contramão do Norte, o Nordeste apresentou o menor ticket médio, com 10,7% dos assinantes que gastam até R$ 30,00 com esse tipo de serviço;
- No Sul, o maior percentual de gastos fica na faixa de até R$ 50,00 (18,7% dos assinantes);
- Já no Sudeste, 37% dos consumidores gastam entre R$ 100,00 e R$ 300,00 com assinaturas;
- O serviço de streaming Netflix é líder absoluto em todas as regiões do país, chegando a bater 90,7% da preferência no Sudeste ( o segundo lugar fica com o Spotify);
- O Sudeste e o Centro-Oeste empataram com a maior média de assinaturas do país, totalizando 9 serviços por consumidor, seguidos do Sul com 8 e do Norte e Nordeste com 7.
Para acessar a pesquisa sobre assinaturas completa, clique aqui.
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Carros por assinatura no Brasil: conheça as marcas que apostam nesse modelo
Não é de hoje que o consumidor brasileiro busca opções de mobilidade que sejam alternativas à compra de um veículo, como os carros por assinatura.
E não é para menos: o custo da aquisição e manutenção de um carro não é dos mais baixos no país.
Nesse sentido, a “mobilidade pay-per-use” tem atendido bem o público que busca baixar os custos de locomoção, mas sem perder o conforto.
O sistema “pay per use” está presente em nosso dia a dia em diversas utilidades, como aluguel de equipamentos e serviços. Você paga proporcionalmente ao uso, não sendo “proprietário” do bem, mas podendo desfrutá-lo pelo período contratado.
Essa é a lógica também dos serviços On Demand, como a Netflix, que cobra pelo acesso e não um produto específico. Tudo isso é o centro da Economia da Recorrência, cuja lógica gera o acesso a diversos bens para pessoas de diferentes realidades socioeconômicas, além de ser mais sustentável a longo prazo.
Carros On Demand
No setor de veículos, estamos acostumados às tradicionais locadoras de carros, como Movida, Localiza e Rent a Car. Geralmente elas têm diversos modelos à disposição do cliente, cobrando pelo tipo de carro e pelo tempo de uso, além de outras taxas.
Mas, esse mercado, antes dominado pelas locadoras, vem ganhando novos players nos últimos meses, e se tornando mais atrativo.
E as novidades estão surgindo direto da fonte: as próprias montadoras estão percebendo o potencial dos carros por aluguel e começando seus serviços de assinaturas de veículos, em parceria com as concessionárias. O maior atrativo é que oferecem carros 0km para o assinante.
As vantagens da assinatura de carros vão além: em um único preço, o cliente não precisa se preocupar com IPVA, seguro, licenciamento e outros custos.
No Brasil, o mais novo entrante desse sistema é a Renault, que lançou seu programa de assinaturas “Renault On Demand” na última quarta-feira (20).
No exterior, as assinaturas diretamente das marcas já é uma prática conhecida. Se você tiver curiosidade, aqui no blog já trouxemos os cases da Porsche, da Audi e outros.
Agora, conheça mais sobre as marcas brasileiras que estão iniciando a focar não só na venda, mas nas assinaturas de seus automotores.
Renault On Demand (Renault)
Lançado ontem (20), o Renault On Demand já está em funcionamento em seu site. O programa oferece, por enquanto, a escolha entre 4 modelos de carros da marca, desde o mais básico (Kwid Zen) até um mais top de linha, o Duster Iconic. Todos são 0km.
O bacana é que a assinatura do Kwid Zen é a mais barata dentre todas as opções de carros por assinatura do mercado, inclusive os da Fiat e da Volkswagen.
O tempo mínimo de contrato é de 12 meses, podendo expandir para 24 ou 36 meses. Confira abaixo os preços de saída anunciados:
- Kwid Zen 1.0: R$ 869/mês;
- Kwid Outsider 1.0: R$ 879/mês;
- Stepway Iconic 1.6 CVT: R$ 1.539/mês;
- Duster Iconic 1.6 CVT: R$ 1.699/mês.
Os preços variam de acordo com a franquia de quilometragem por mês escolhida pelo cliente, que começa em 500 km/mês. Se os parâmetros forem alterados, os preços sobem.
Também é possível optar por adicionais. Já seguro, impostos ou manutenções são por conta da Renault. A assinatura inclui todas as documentações e taxas do veículo pagas, como IPVA, licenciamento, emplacamento etc. Além disso, conta com Assistência 24h para o condutor.
Flua! (FCA – Fiat e Jeep)
O programa Flua!, da montadora FCS, dona das marcas Fiat, Chrysler e Jeep, também entrou no mercado de carros por assinatura recentemente, em 15 de janeiro deste ano.
A princípio, a Flua funciona em um projeto-piloto que envolve 32 concessionárias localizadas no estado de São Paulo e Paraná.
Ele oferece uma quantidade maior de opções em relação aos concorrentes, sendo 11 da Fiat e 4 da Jeep, também 0km.
- As assinaturas mais baratas começam com o modelo Fiat Argo Drive 1.0 Flex, por R$1.350,00/ mês (contrato de 36 meses, com franquia mensal de 1.000 km).
- Já o mais caro da Fiat é o modelo Fiat Toro Ultra 2.0 AT9 4×4, que chega a R$ 3.750/ mês nas mesmas condições de contrato.
- Na categoria Jeep, entram os modelos Compass e Renegade, com suas variáveis de modelo. O Renegade começa em R$ 2.410/ mês, enquanto o Compass Trailhawk chega a R$ 4.380.
Para uma noção real dos preços, o cliente precisa determinar o período de locação e a franquia de quilometragem mensal, pois esses fatores impactam diretamente no valor. Da mesma forma que os concorrentes, IPVA, Seguro Obrigatório e Licenciamento são responsabilidades do programa.
Os pagamentos são feitos por boletos bancários, enviados mensalmente para o e-mail cadastrado, ou por cartão de crédito.
Um ponto interessante é que ao término do período de assinatura, o cliente tem a opção de devolver o veículo ou comprá-lo com prioridade e valores pós-fixados.
VW Sign and Drive (Volkswagen)
Lançado em novembro de 2020, o programa VW Sign and Drive, da Volkswagen, só estará disponível para a cidade de São Paulo e interior, e ainda não são todos os veículos que estão liberados para o serviço.
As opções são ainda limitadas a parâmetros não configuráveis: 24 meses como período de contrato, e franquia de 1.800 km/mês. Nessas condições, os preços são:
- Jetta: a partir de R$2.999,00/mês
- Tiguan: a partir de R$3.659/ mês.
Em breve, a montadora pretende disponibilizar também os modelos T-Cross e o Virtus.
Serviços inclusos: documentação, seguro, manutenção preventiva, assistência 24 horas, gestão de multas e rastreador.
Entenda mais sobre os serviços por assinatura no Blog da Vindi! Veja nossas sugestões:
✔️ Mercado de Clubes de Assinatura: overview do ano + tendências para 2021
✔️ Apple ataca Netflix, Google, Spotify e Disney com modelo de assinaturas
✔️ Startup YVY é um dos clubes de assinatura que crescem na crise
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PCI Compliance: o que é e por que essa certificação é importante
Seja numa compra avulsa ou recorrente pela internet, os cartões de crédito ocupam a posição de meio de pagamento mais utilizado. Mas muita gente desconhece que, para que as transações por cartão ocorram de maneira segura, existe uma série de regras que as empresas que processam pagamentos devem seguir, o chamado PCI Compliance (PCI-DSS).
Todos os provedores de sistemas que participam do processamento de dados de cartões durante uma transação comercial são obrigados a seguir os requisitos de segurança do PCI-DSS.
No post de hoje, você poderá entender o que é PCI Compliance e por que sua empresa precisa se preocupar com essa certificação na hora de contratar uma solução de pagamentos.
O que é PCI Compliance (PCI DSS)?
Em tempos de economia digital, empresas no mundo todo estão cada vez mais expostas do ponto de vista de segurança de dados na internet.
Portanto, para ter a almejada segurança na venda online é preciso que as empresas responsáveis por processar os pagamentos e dados sensíveis de cartão sejam altamente seguras e certificadas.
O PCI Compliance, ou “PCI DSS”, é uma das maiores certificações de segurança do mundo. A sigla traduzida para o português quer dizer: Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento.
Nesse sentido, a certificação PCI DSS é a maneira mundialmente mais aceita de se assegurar essa confiabilidade.
Ele foi criado pela indústria de cartões para gerar um conjunto de requisitos que visam a segurança de transações por cartão pela internet. Isso porque as principais regras mantêm o sistema protegido de invasores, protegem as informações dos titulares, monitoram e testam as redes constantemente, além de criarem uma rede segura para a condução das transações.
Quais são os níveis do PCI Compliance?
Existem 4 níveis de certificação PCI: 1, 2, 3 e 4.
A divisão entre os níveis de certificações é configurada conforme a quantidade de transações processadas pela empresa de pagamentos por ano.
Assim sendo, esses níveis determinam a quantidade de esforços que serão necessários para se adequar ao PCI DSS. O nível 1 é o mais rígido e seguro e voltado para empresas com mais de 6 milhões de transações por ano.
Por que minha empresa deve se preocupar com isso?
Se você recebe pagamentos através de cartões de crédito ou tem um gateway no meio do processo, saiba que ele precisa ter obrigatoriamente essa certificação. Então, no momento de decidir qual o provedor do meio de pagamento que sua empresa utilizará, o decisor precisa entender e se preocupar com isso por alguns motivos:
- Responsabilidade legal: sua empresa deve se proteger contra o vazamento ou roubo de dados dos clientes por terceiros;
- Confiança: eleger um provedor com a certificação PCI é ter a garantia de ter processos de segurança validados pela indústria de pagamentos;
- Obrigatoriedade das normas: se você está usando uma solução sem a certificação, o risco de um problema é muito alto;
- Prevenção a fraudes: o PCI gera menos preocupações com chargebacks decorrentes de fraudes com dados de cartão.
Em qual empresa de pagamentos devo confiar?
Conte com empresas que tenham esse certificado. A Vindi, por exemplo, cumpre rigorosamente os padrões dessa certificação e passa por auditorias periódicas a fim de manter a conformidade com a indústria de cartões.
Ela possui PCI DSS Level 1, versão 3.2, certificado pela Trustwave. Este é o padrão de segurança mais alto da indústria de pagamentos e a versão 3.2 é a mais recente.
Por isso, vender através da Vindi é ter a certeza da segurança nas transações e a tranquilidade nos métodos de pagamento disponíveis no Brasil.
Para informações técnicas, acesse nosso link com o detalhe da certificação.
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