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Cobrança Recorrente

Como fazer cobrança recorrente? Passo a passo completo!

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como fazer cobranca recorrente

Se você já ouviu falar sobre a Economia da Recorrência e quer saber como fazer cobrança recorrente dentro da sua empresa, neste post você verá tudo sobre esse tema!

Além disso, falaremos sobre as vantagens desse modelo de pagamento para o seu negócio, e o que é realmente indispensável para garantir um crescimento com escalabilidade.

Portanto, leia até o final e anote todas essas dicas, que com certeza serão importantes para quem quer se tornar um negócio recorrente!

O que é cobrança recorrente

A cobrança recorrente é o modelo de pagamento que mais cresce em adesão no Brasil e no mundo. Até mesmo em grandes empresas tradicionais, a economia das assinaturas já está ganhando espaço, mas esse movimento começou lá fora.

Basicamente, uma cobrança recorrente pode ser definida como toda e qualquer mensalidade, assinatura ou plano. Dessa forma, essa cobrança é feita de forma automática, pelo cartão de crédito ou débito automático e, na maioria das vezes, possui renovação automática ou periódica.

Você provavelmente já experimentou a cobrança recorrente no seu dia a dia. Basta pensar na assinatura de um clube que gosta, no streaming de filmes e séries, streaming de áudio e até mesmo a conta do celular.

No entanto, a cobrança recorrente não é só uma facilitadora para o consumidor, que cada vez mais espera essa modalidade de pagamento. Existem muitas vantagens para empresas se beneficiarem também, e você pode ler cada uma delas neste artigo do nosso blog.

Portanto, se você quer agilidade nos processos, automação do seu sistema financeiro, previsibilidade financeira, redução da inadimplência e um crescimento sustentável, é hora de pensar na cobrança recorrente para o seu negócio!

Como fazer uma cobrança recorrente

Existem alguns segredos em comum nas empresas recorrentes de sucesso, e que podem te ajudar a ter mais efetividade na implementação desse modelo de pagamento.

Tenha um produto de consumo recorrente

Não adianta tentar vender um produto ou serviço que não seja consumido ou comprado de forma recorrente. No entanto, a boa notícia é que muitos serviços e muitos produtos podem entrar nessa lista.

Além disso, quando um cliente vê valor no que sua empresa está oferecendo, esse comportamento de consumo pode ser criado. Portanto, a proposta de valor é o primeiro passo para ter sucesso com a cobrança recorrente.

Conheça seu ICP

Seu Perfil de Cliente Ideal (ICP) vai direcionar todas os esforços e as estratégias do seu negócio, e descobrir quem é esse público vai te ajudar a ter mais foco e consistência em todas as áreas da empresa.

Dor isso, se até hoje você estava tentando alcançar todos os tipos e perfis possíveis de clientes, talvez seja o momento de pensar se essa estratégia está realmente trazendo faturamento.

Distribua seus produtos ou serviços em planos

Depois de entender quais produtos são recorrentes e conhecer seu cliente ideal, é hora de criar seus planos.

Aqui, é fundamental que eles tenham flexibilidade e valores agregados em cada um. Pense em, no mínimo, três tipos de plano, com vantagens e descontos maiores para assinaturas de longo prazo. Eles certamente trarão mais previsibilidade à sua empresa.

Além disso, também é importante pensar na possibilidade de trial ou da oferta de um modelo de vendas Freemium, onde o cliente consegue testar seu serviço, ou parte dele, por um período determinado.

Nem tente cobrar clientes inadimplentes manualmente

Se a ideia é otimizar sua gestão financeira, não faz sentido continuar cobrando faturas em aberto e atrasadas com ligações ou e-mails escritos manualmente.

Manter seu sistema de cobrança dessa forma é um desperdício de tempo, dinheiro e, inclusive, pode implicar em falhas humanas que uma automação não teria.

Portanto, para resolver esse desafio, vamos para o último passo.

Automatize sua gestão de pagamentos e de cobrança

Ter um parceiro que ofereça uma plataforma completa para o seu negócio é muito importante na hora de entender como fazer cobrança recorrente.

Com um time especialista no mercado de pagamentos e que saiba como cuidar do seu faturamento com segurança e praticidade, você tem mais liberdade para focar nas estratégias de aquisição, retenção e crescimento do negócio.

Além disso, essa plataforma também precisa contar com a automação de cobranças a clientes inadimplentes, fazer integrações com antifraudes do mercado e com plataformas de gerenciamento do seu site.

Conheça a Vindi

A Vindi é a plataforma de gerenciamento de pagamentos e de cobrança mais completa do mercado, com funcionalidades e ferramentas que fazem dela a melhor solução para quem está se perguntando como fazer cobrança recorrente.

Além disso, também é oferecido o maior gateway de pagamento independente do país. Com ele, você tem vantagens para o seu negócio como a multiadquirência e maior poder de negociação nas suas mãos.

Portanto, se você quer conhecer mais sobre essas soluções, clique aqui e descubra agora mesmo!

Cobrança Recorrente

Cobranças recorrentes pelo Pix? Entenda como funcionará!

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cobranca recorrente pix

Mais de 35 milhões de pessoas já estão experimentando o Pix em seus pagamentos. De acordo com o Banco Central, já na primeira semana, o sistema movimentou quase 10 BILHÕES de reais no país. São cifras impressionantes para um novo meio de pagamento! 

Mas, por enquanto, o maior uso do Pix está concentrado em transferências de valores entre pessoas físicas, e em transações menores que R$1.000 (o ticket médio do Pix está em cerca de R$760).

Uma das explicações para isso é que, hoje, é preciso ter saldo em conta para fazer um Pix. Ou seja, ainda não é possível pagar algo a prazo ou a crédito com esse recurso.

Portanto, para ganhar protagonismo em transações comerciais maiores, o Pix ainda precisa passar por uma longa agenda evolutiva, prevista para 2021.

Assim, ele ganhará novas modalidades, entre elas, o parcelamento, o crédito e a automação, que favorecerá também as cobranças recorrentes.

Entenda a seguir mais sobre essas novidades previstas para o Pix no próximo ano. E como, possivelmente, será o funcionamento da cobrança recorrente pelo Pix!

Pix Garantido

O Pix Garantido está previsto para o primeiro semestre de 2021. O BC informou que essa modalidade incluirá o Crédito

“Nada mais é do que fazer um Pix irrevogável, que tem de vir embutido um produto de crédito, como por exemplo no cartão”, disse o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, João Manoel de Mello.

Portanto, o Pix Garantido será uma espécie de transação irrevogável, como os parcelamentos feitos no cartão de crédito, que são garantidos pelo banco emissor.

Cobrança Recorrente pelo Pix

Futuramente, pelas plataformas de pagamentos, como a Vindi, será possível para as empresas a automação da cobrança recorrente pelo Pix.

Na prática, a previsão é que o pagador receberá QR Codes Pix de forma automática, por canais digitais, para realizar seus pagamentos mensalmente ou na frequência determinada na contratação do produto/ serviço. Isso é similar a como funciona a cobrança recorrente por boletos, hoje em dia.

Dessa forma, a plataforma emitirá os QR Codes de acordo com o valor de cobrança e periodicidade configuradas pelo usuário, além de possibilidade de descontos ou multas, e enviará para o contato cadastrado do cliente.

O cliente fará o pagamento desse código em seu aplicativo de instituição financeira participante do Pix.

Enquanto a automação do Pix não está disponível no mercado, uma forma de realizar cobranças recorrentes usando esse meio de pagamento é emitindo manualmente os QR Codes Pix pela conta bancária da empresa. Depois, deve enviá-los, por e-mail ou aplicativo de mensagens, aos respectivos pagadores a cada cobrança.

Vantagens de usar o Pix em negócios recorrentes

Segundo o BC, o Pix promete aumentar a velocidade dos pagamentos e das transferências; tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; e deve baixar o custo das transações, uma vez que é praticamente 100% gratuito para pessoas físicas (com algumas exceções) e deve ter tarifas menores para empresas.

Por exemplo, muitos negócios recorrentes dependem da confirmação do pagamento para despachar produtos, como os clubes de assinaturas. Com o imediatismo do Pix, a logística será mais ágil e eficiente, sem ter que esperar o tempo de compensação de um boleto bancário.

Além disso, para produtos digitais por assinatura, a lógica é a mesma: o pagamento instantâneo pode liberar rapidamente o acesso do usuário ao ambiente do assinante.

Dessa forma, o giro de vendas tende a se tornar maior, trazendo maior lucratividade para os negócios. Isso porque também as taxas do Pix para empresas estarão abaixo dos valores taxados nas transações por cartão ou boleto.

Em breve, essa novidade chegará na Vindi! Faça uma demonstração gratuita e conheça a melhor plataforma de recorrência do mercado:

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Cobrança Recorrente

Recorrência na Uber: lançamento de assinatura para delivery

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Uber Pass

No último dia 11 de agosto, a Uber lançou no Brasil uma nova funcionalidade em sua plataforma, voltada principalmente aos usuários do Uber Eats: uma assinatura de R$24,99, chamada Uber Pass, que garante delivery grátis em todos os pedidos acima de R$30,00.

Além desse benefício, os assinantes terão 10% de desconto em viagens no UberX (a categoria mais em conta do app de viagens), válido para qualquer cidade brasileira.

A Uber inclui no pacote de vantagens da assinatura o atendimento preferencial nos seus canais de suporte e também o direito a entregas grátis nas compras acima de R$100,00 realizadas no supermercado Cornershop (adquirido recentemente pela Uber).

As vantagens do Uber Pass são interessantes para aqueles que usam bastante o serviço de entrega do aplicativo. 

Para atrair os potenciais assinantes, é possível usar um mês grátis de assinatura até 30 dias após o seu lançamento, ou seja, até 10 de setembro de 2020. O trial pode ser destravado no próprio app da Uber.

Assinaturas como tendência

A iniciativa em oferecer esse plano de assinaturas faz parte da tendência atual, em que a procura por apps de entrega e de transporte privado aumentaram na pandemia. A oferta de vantagens no app tem relação com a expectativa de retomada econômica no Brasil, ajudando tanto usuários quanto motoristas e entregadores.

Veja outros apps de delivery de comida que também já oferecem planos de assinaturas:

  • Rappi Prime: assinatura do Rappi no valor de R$ 29,90 ao mês ou R$ 299 ao ano, que garante entrega grátis para pedidos acima de R$30, e descontos em alguns tipos de produtos;
  • IFood Loop Club: assinaturas de planos de refeições do IFood. No valor de R$ 74,99, dá direito a cinco almoços para serem pedidos em até sete dias corridos. Ou por R$ 163,99 oferece 12 almoços, que podem ser pedidos em até 30 dias. O app já testou também um serviço de assinaturas (R$19,90) para isenção da taxa de entrega, mas foi descontinuado no Brasil (fica ativo até outubro apenas para quem já é assinante).

A Uber promete estudar mais possibilidades de planos futuramente. Cada vez mais apps estão aderindo aos benefícios ocasionados pela recorrência.

Conheça mais sobre como escolher o melhor sistema de cobrança recorrente para o seu negócio.

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Artigos

Régua de Cobrança: o que é e como montar?

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ilustração de uma régua de cobrança

Ter uma régua de cobrança é indispensável para te ajudar a reduzir as taxas de inadimplência do seu negócio e automatizar esse processo com menos fricção com seus clientes.

Além disso, essa ferramenta de Gestão Financeira separa as etapas necessárias, para que seu time financeiro consiga cobrar com mais efetividade!

Portanto, neste artigo você saberá melhor o que significa régua de cobrança, se a sua empresa precisa e como montar uma para o seu negócio!

O que é régua de cobrança

Uma régua de cobrança é definida pelas etapas de contato com clientes inadimplentes ou que estão perto de ficarem inadimplentes com a sua empresa.

Além disso, também é possível começar uma régua de cobrança em momentos anteriores a esses, como se fosse um lembrete de pagamento. 

No entanto, é essencial que a comunicação e o tom de voz, neste caso, precisam de muita atenção, já que não pode passar a ideia de cobrança.

Uma régua de cobrança te ajuda a ter mais controle da sua gestão de pagamentos, além de aumentar a visibilidade da sua receita nos meses seguintes.

Quando você sabe quais faturas estão abertas, próximas do vencimento e inadimplentes, é muito mais fácil tomar uma decisão ou pensar em uma estratégia. 

Por isso, se até hoje você só cobrava seus clientes com uma ligação depois que via sua conta no vermelho, é hora de melhorar esse processo de cobrança!

Quais empresas precisam usar uma régua de cobrança

Em primeiro lugar, precisamos destacar que qualquer empresa sofre com a inadimplência e, portanto, toda empresa precisa ter uma régua de cobrança alinhada com o modelo de negócio.

Além disso, também temos as empresas que dependem de uma maior previsibilidade de receita, que são as recorrentes.

Dessa forma, se você tem um clube de assinaturas, um SaaS ou qualquer negócio digital que faça cobranças recorrentes, ter uma régua de cobrança é indispensável.

Como montar uma régua de cobrança

Agora que já falamos da importância da régua de cobrança para o seu negócio, existem algumas dicas essenciais para montar um processo mais eficiente:

Mapeie as formas de pagamento oferecidas

Se você oferece várias formas de pagamento na sua empresa, será preciso criar uma régua de cobrança para cada modalidade.

Isso porque a comunicação para clientes que pagam com cartão de crédito precisa ser diferente da comunicação para quem escolhe o boleto bancário.

No primeiro caso, provavelmente você terá que adicionar mensagens de erro no cadastro do cartão e nos dados do cliente, por exemplo.

Por isso, esse mapeamento é o primeiro passo para que você consiga administrar os contatos, as respostas e os pagamentos efetuados.

Escolha os canais de cobrança 

Depois de mapear as formas de pagamento, é muito importante entender o seu Perfil de Cliente Ideal (ICP) para escolher os canais de cobrança corretos.

Seus clientes abrem e-mails? Ou preferem receber SMS? Como vocês costumam se comunicar? Esses canais facilitam muito o recebimento da cobrança, já que um cliente pode alegar que não recebeu um e-mail com a fatura, por exemplo.

Defina os melhores momentos

Com canais e réguas de cobrança montadas, é hora de escolher os momentos para cobrar seu cliente.

Vamos usar o exemplo do boleto bancário. Neste caso, os melhores momentos para usar a régua de cobrança são:

  • Enviar um e-mail assim que a venda for efetuada, com o boleto anexado e o vencimento na mensagem;
  • Um lembrete de vencimento (que pode ser por SMS) um ou dois dias antes que o boleto vença;
  • Enviar uma cobrança amigável caso o boleto não seja liquidado;
  • Depois, um alerta de pagamento pendente com uma semana de atraso;
  • Por último, uma notificação de atraso caso o boleto não seja pago.

Além disso, também precisamos destacar que os detalhes dessa régua de cobrança precisam estar alinhados com o seu modelo de negócio e com o contrato estabelecido com o cliente.

Se vocês negociaram a suspensão do serviço com uma semana de atraso do pagamento, ela precisa ser notificada com antecedência e entrar no fluxo da régua de cobrança, por exemplo.

Automatize seu processo de cobrança

Se você chegou até aqui, parece que é um grande desafio montar essa régua de cobrança, ainda mais se você oferece várias formas de pagamento aos seus clientes.

No entanto, é possível simplificar muito esse processo, com a ajuda de um parceiro especialista em Gestão Financeira do seu negócio!

Com uma plataforma de gestão de cobranças, você não precisa se preocupar com a emissão manual de boletos. 

Além disso, é possível criar uma régua de cobrança totalmente automatizada, disparando os alertas aos seus clientes nas datas que você quiser.

E isso só é possível com uma plataforma completa e que consiga oferecer uma solução ideal para cuidar dessa fase tão sensível do seu negócio!

Portanto, se você gostou deste artigo sobre régua de cobrança e quer conhecer a plataforma da Vindi, que é a mais completa do mercado para a sua empresa, clique no banner abaixo e fale agora com um especialista!

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